sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Homens e mulheres têm conexões diferentes no cérebro



Neurocientistas oferecem evidências físicas a favor da teoria de que o cérebro masculino é bom para ação motora e visão espacial e o feminino o supera em linguagem e sociabilidade. Todos conhecem esse mito popular sobre a mente de homens e mulheres.
Um estudo feito na Universidade da Pensilvânia indica que homens têm ênfase maior que mulheres nas conexões entre os neurônios dentro de cada hemisfério cerebral. E mulheres, por sua vez, têm em média mais conectividade entre um hemisfério e outro.
Algumas funcionalidades cerebrais são associadas às habilidades mais femininas e outras consideradas mais masculinas. Segundo artigo dos cientistas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences - PNAS, o mapeamento de conectividade cerebral feito pelo grupo usou a ressonância magnética por difusão, uma técnica capaz de enxergar mechas finas de axônios, os "cabos" que conectam os núcleos dos neurônios.
Os cérebros dos homens, por exemplo, estão conectados de frente para trás, com poucas conexões entre os dois hemisférios.Já nas mulheres, mais conexões se cruzam da esquerda para a direita.

Os cientistas submeteram 949 pessoas de 8 a 22 anos de idade ao mapeamento por ressonância magnética. A conclusão do estudo, apesar de fraseada de modo diferente, remete ao tipo de divisão de habilidades psicológica incorporado à cultura popular. Outros estudos já mostravam algumas diferenças que existem entre cérebros de homens e mulheres "mas não explicavam essa complementaridade" de habilidades, afirma o texto do artigo. O trabalho foi liderado pela neurocientista Ragini Verma e assinado por mais nove colegas. As diferenças mais acentuadas no novo estudo de mapeamento cerebral, porém, só foram vistas em adultos, pois meninas e meninos não exibiam tantas diferenças anatômicas quanto foi visto em homens e mulheres
Segundo Verma o "Cérebros masculinos são estruturados para facilitar a conectividade entre ação coordenada e percepção, enquanto cérebros femininos são projetados para facilitar a comunicação entre os modos de processamento intuitivo e analítico".
Outras diferenças anatômicas vistas pelo estudo de Verma já eram conhecidas. Uma delas é o fato de mulheres possuírem mais massa cinzenta (parte do cérebro que concentra núcleos de neurônios) do que homens, em relação ao tamanho de seu cérebro. Eles, por sua vez, têm mais massa branca (composta de axônios, os "cabos" que conectam neurônios). Essa distinção, contudo, não parece ter relação com comportamento e ainda não é consenso firme entre pesquisadores.
Verma, porém, defende a correlação apontada pelo estudo, que usou um mapeamento de última geração em uma amostra de voluntários com tamanho inédito.
 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia
http://www.g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...