quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NASCER e RENOVAR



Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade.

A palavra "natal" significa "do nascimento". O significado do Natal é o nascimento de Jesus Cristo e sua comemoração anual, que acontece há mais de 1600 anos no dia 25 de dezembro. Foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado. A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição da Saturnália foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.

Todas as tradições associadas às comemorações natalinas proporcionam um forte aumento das vendas, constituindo a melhor época para os comerciantes.



Em clima de Natal montamos nossa decoração natalina feita exclusivamente com materiais recicláveis.

Árvore de Natal

A Árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.




Velas de Natal

Jesus, que afirmou ser "a luz do mundo".



Guirlanda 

União o início de um novo ciclo e uma nova vida



Mas ainda é tempo de mudar. Ainda há tempo. O Natal é a oportunidade de reafirmarmos nossa fé em uma força superior que rege o universo, que rege o futuro, não importa o nome que lhe demos. O que será de nós, seres humanos, irmãos gêmeos da natureza, se não tivermos fé e esperança num amanhã que está nas mãos de todos nós.

Precisamos começar a ensinar nossos filhos, que desde muito pequenos esperam ansiosamente que Natal é muito, muito mais do que a troca de presentes. Que podemos exercitar sentimentos e emoções simples, próprios de nós, homens, filhos de Deus, como a solidariedade e a fraternidade, a amizade e a compaixão. Que esses sentimentos levam a sentimentos maiores. Não podemos deixar de lembrar, sempre, este significado maior.

Natal é a comemoração da vida, essa é a grande festa: ela precisa começar dentro do coração de cada um.

Feliz Natal para todos.


SÃO OS SINCEROS VOTOS DE TODA A EQUIPE DA 

ESCOLA AMBIENTAL







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...