sábado, 11 de janeiro de 2014

11 de Janeiro Dia do controle da poluição por agrotóxicos


 


Em 11 de janeiro de 2013, comemora-se 13 anos do Decreto Federal nº 98.816, que regulamentou primeiramente a Lei dos Agrotóxicos. A data é lembrada no Brasil para conscientizar a população quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana. É visível que o meio ambiente vem passando por intensas transformações em função da “modernização” agrícola.  
 
Os Agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja a finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, afim de preservá-la da ação danosa de seres vivos considerados nocivos. São popularmente conhecidos como "defensivos agrícolas", "veneno", "remédio", são produtos químicos utilizados no combate às pragas e às doenças das plantas.

Desde 2008, somos o país que mais consome agrotóxicos no planeta!  Entre 2000 e 2010, o comércio de agrotóxicos no Brasil cresceu 190%, enquanto que a média mundial foi de 93%.

O uso de agrotóxicos agride o meio ambiente (solo, água, vegetação, alimentos) e pode causar danos à saúde humana e dos animais. As intoxicações e as doenças provocadas por estas substâncias estão aumentando tanto entre os trabalhadores, como entre a população em geral, representando um grave problema de saúde pública.

A intoxicação acontece pelo contato direto (no preparo, aplicação ou manuseio dos agrotóxicos) ou pelo contato indireto (contaminação da água, do ar, do solo e dos alimentos), sendo absorvidos através do contato com a pele, pela ingestão ou pela respiração.


O pulverizador costal, equipamento de aplicação que representa maior potencial de exposição, é utilizado em 70% dos estabelecimentos que usam algum tipo de agrotóxico. Pelo menos 20% dos estabelecimentos que usam agrotóxicos, não utilizam EPI (equipamento de proteção individual).

ERRADO: Aplicação incorreta com exposição ao agrotóxico
CERTO: aplicação do agrotóxico com o uso de equipamento individual de proteção - EPI
Sintomas da intoxicação aguda: cefaléia, náuseas, vômitos, dor abdominal, irritação/ardência nos olhos e pele, opressão torácica, tontura, crises de asma, diarréia, sudorese  e salivação intensa, visão turva, dificuldade respiratória, convulsões, entre outros. Pode ser leve ou grave (chegando ao coma e morte) dependendo  da quantidade absorvida.

Sintomas da intoxicação crônica: cefaléia, nervosismo, insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, depressão, hemorragias, impotência, formigamento e fraqueza nas pernas, paralisias. Geralmente acarreta danos irreversíveis, podendo provocar câncer, alterações hepáticas, urinárias, pulmonares, renais, cardíacas, genéticas e defeitos de nascimentos entre outras.

Segundo a Anvisa,  foram encontrados resíduos destes agrotóxicos em amostras coletadas em lavouras de pimentão, cenoura, cebola, pepino, beterraba, tomate e alface.

 As culturas com mais amostras contaminadas por agrotóxicos(30 a 91%) foram: pimentão, morango, pepino, alface, cenoura, abacaxi, beterraba, couve e mamão. É importante ressaltar, que grande parte destas mesmas culturas também tiveram mais amostras contaminadas no relatório de 2009. Praticamente todas as espécies pesquisadas apresentaram amostras com resíduos de agrotóxicos e, o que é pior,  com produtos químicos não registrados para as culturas e, ainda com alguns já proibidos em diversos países da Europa e Estados Unidos.


Neste dia 11 de janeiro, Dia do controle da poluição por agrotóxicos é para refletir sobre a necessidade do uso de agrotóxicos. 

A agricultura orgânica é uma das opções para diminuir essa contaminação por agrotóxico. A agricultura orgânica vai além das técnicas de cultivo, é um modo de vida que busca resgatar e valorizar o conhecimento tradicional da agricultura de base familiar inclui elementos ambientais e humanos e busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor produzir sem depender de insumos como agrotóxicos e fertilizantes químicos. Pesquisas realizadas no mundo inteiro comprovam que é possível produzir alimentos orgânicos com boa qualidade e, que não deixam nada a desejar em relação à produtividade e com a vantagem de serem mais nutritivos, mais baratos e, ainda sem riscos para a saúde das pessoas e ao meio ambiente e, sem compromete as atuais e futuras gerações.


Fonte: http://www.cerestvales.com.br/pagina/11-de-janeiro-dia-do-controle-da-poluicao-por-agrotoxicos
http://cultivehortaorganica.blogspot.com/2013/01/11-de-janeiro-dia-do-controle-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...