segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Centro de Educação Infantil da cidade de Calçado – PE



A Escola Ambiental de Lajedo realizou no dia 07 de agosto de 2015 uma capacitação para todos os funcionários do Centro de Educação Infantil da cidade de Calçado – PE, cujo tema foi “Estrutura e Funcionamento do Aterro Sanitário”.


A capacitação teve dois momentos. Num primeiro, a professora e bióloga Andréa Félix, realizou uma abordagem teórica, pautada na temática dos resíduos sólidos e no aparato jurídico existente no Brasil para tratar sobre a questão. A fala também foi conduzida para a importância do aterro sanitário, quando tratou-se especificamente da estrutura e funcionamento do aterro sanitário de Lajedo (localizado ao lado da Escola Ambiental). 

Finalizando o primeiro momento, o professor e geógrafo Julio César Félix, falou sobre a temática utilizando a maquete tátil do aterro sanitário, pontuando sobre a função e interação dos elementos que o constitui e como se dá a sua dinâmica.

Terminado o primeiro momento, teve início o intervalo, quando os funcionários do Centro de Educação Infantil da cidade de Calçado, festejaram – com direito a bolo, doces, salgados e refrigerantes – os aniversários de todos que completaram mais um ano de vida no mês que antecedeu.

Tendo-se passado o intervalo, teve início o segundo momento da capacitação, o qual foi a realização de uma aula de campo com o professor Julio César Félix no espaço do aterro sanitário. 

A aula teve início pela trilha e praça ambiental (em processo de construção) que fora idealizada pelo diretor do aterro sanitário o Sr. Cícero José, quando o referido versou sobre os desdobramentos da obra e de sua importância. 

Feito isso, a aula foi conduzida para mostrar os elementos do aterro, corroborando a sua interação e funcionamento. Por fim, encerrando a capacitação a professora Andréa brindou todos os funcionários com um adesivo da escola ambiental, e com um kit de livros que tratam sobre o meio ambiente para alunos das séries iniciais. 

Texto e Imagens: Júlio César Félix
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...