sexta-feira, 8 de julho de 2016

ESCOLA AMBIENTAL UNINDO SABERES COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO


A ESCOLA AMBIENTAL intermediou a coleta de material para analise na UFPE no Recife, servindo como campo de pesquisa, para novas tecnologias e soluções no tratamento dos efluentes oriundos do aterro sanitário.

Estudantes de Doutorado, entraram em contato com a Gestora Andréa Félix da Escola Ambiental, para que acontecesse a efetivação da ação de captação do chorume. A Diretora, acompanhou de perto o trabalho dos doutorandos, acompanhada da diretoria do aterro sanitário da cidade, e deu as instruções necessárias para o acesso adequado e seguro ao local. 

O Chorume é também chamado por líquido percolado ou lixiviado






O material foi coletado na manhã do dia 07 de julho de 2016.






O Chorume é um líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.

Chorume também é uma mistura de água e resíduos da decomposição do lixo. Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. O chorume possui alta concentração de Demanda biológica de oxigênio (DBO).

Esse líquido pode atingir os lençóis freáticos, de águas subterrâneas, poluindo esse recurso natural. A elevada carga orgânica presente no chorume faz com que ele seja extremamente poluente e danoso às regiões por ele atingidas. 

Veja o vídeo:


A análise da demanda química de oxigênio (DQO) é um parâmetro utilizado como indicador da concentração de matéria orgânica presente em águas residuárias ou superficiais, sendo muito utilizado no monitoramento de estações de tratamento para a avaliação da contaminação dos efluentes industriais.

Com isso, a definição de DQO pode ser estabelecida como a medida da quantidade de oxidante químico necessário para oxidar a matéria orgânica de uma amostra. É expressa em miligramas de oxigênio por litro (mg O2 L-1).


Essas atividades permitem uma percepção sistemática da evolução das condições ambientais e servem como subsídio para as ações de Gestão Ambiental.

Texto, vídeo e imagens: Centro Municipal de Educação Ambiental de Lajedo - PE



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE LAJEDO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CMEA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...