segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Escola Ambiental é escolhida como destaque do anuário da CELPE



A Escola Ambiental foi escolhida como ESCOLA DESTAQUE pelo projeto ENERGIA QUE TRANSFORMA realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Lajedo.

Esse projeto ENERGIA QUE TRANSFORMA foi realizado em 3 estados: Bahia (303 educadores formados), Pernambuco (212 educadores formados) e Rio Grande do Norte (118 educadores formados). Os relatos dos professores estão no livro: “EDUCAÇÃO COM ENERGIA 2016”. Ao todo foram mais de 20 municípios e 82 projetos, e de cada cidade participante uma escola foi escolhida como destaque. Além da Escola Ambiental encontramos no livro os projetos dos professores:
  • Prof. Flávio Lopes do Nascimento pela escola Padre Antônio Barbosa, com o projeto realizado com os estudantes do 9º ano.
  • Prof.ª Maria Simone Silva Sobral e Vanusa América pela Escola Municipal Clementino Francisco de Lima,           com o Projeto “Amigos do Bem” – agentes multiplicadores da eficiência energética.
  • Prof. Romário Barros Capitó pela Escola Municipal Clementino Francisco de Lima, com o projeto realizado com os estudantes do 8º ano.


RESUMO DO PROJETO 

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, no SESC, o núcleo de projetos socioambientais da CELPE ofertou um curso gratuito para os professores do ensino Fundamental II e do Ensino Médio, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho/ Canal Futura, em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Eletrobrás e Ministério de minas e Energia (MME).

A diretoria da Escola Ambiental inscreveu seus professores para que após o curso os mesmos deveriam aplicar a metodologia Enegia que Transforma em sua escola, elaborar um relatório juntamente com as fotos, comprovando suas atividades, e enviar para a comissão da CELPE.

A Escola Ambiental desenvolveu o seguinte projeto dividido em 3 etapas:

1º ETAPA: Formação dos professores de Ciências, Geografia e História da rede municipal de ensino de Lajedo no dia 12 de maio de 2016, juntamente com o núcleo de coordenação da Secretaria Municipal de Lajedo (Joele Sobral e Joseneide Fernandes).

Dinâmica para iniciar as atividades – dinâmica da bexiga, para apresentação dos subtemas que seriam trabalhados dentro da temática energia.

1º palestra: “EVOLUÇÃO NO USO DA ENERGIA” – Ministrada pela Esp. da Escola Ambiental Julieta Beserra da Silva, que mostrava uma retrospectiva na evolução do uso da energia, desde a pré-história com a descoberta do fogo, passando pelos benefícios e impactos da revolução industrial, o surgimento das tecnologias e os problemas ambientais gerados pela facilidade do consumo.

CONSTRUÇÃO DA LINHA DO TEMPO em grupo – através de imagens, os professores montaram uma linha do tempo mostrando a evolução no uso da energia.
2º palestra: “ENERGIA RENOVÁVEL” – Ministrada pela professorada Escola Ambiental Esp. Julieta Beserra, nesse momento foram apresentados alguns tipos de energia renováveis, alguns gráficos da produção de energia renovável no Brasil e citado alguns complexos de produção de energia solar e energia eólica em Pernambuco.

  • Apresentação do KIT ENERGIA QUE TRANSFORMA: livros, DVD’s, CD’s e os jogos, para os grupos de trabalho.
  • Exibição e discussão do Vídeo “VIDA DE REPÚBLICA” – episódio 1: eficiência energética nas residências.
  • Exibição e discussão dos SPOTS DE RÁDIO “ALÔ JOÃO” – 1. O que é energia, 2. Energias fosseis, 3. Energia solar e 4. A bicicleta como meio de trabalho.
  • Vídeo “On ou OFF: De que lado você está?” – com o objetivo de sensibilizar e deixar uma mensagem de renovação dos vínculos sociais.

3º palestra: Palestra USO SEGURO DA ENERGIA PARA A COMUNIDADE com o palestrante convidado Marcos Eduardo, presidente da CIPA da Celpe (Companhia Interna de Prevenção de Acidentes).

2º ETAPA: Após encerrar as atividades da formação lançamos o 4º CONCURSO ARTÍSTICO DA ESCOLA AMBIENTAL, no qual os professores que participaram da formação, deveriam realizar um projeto com seus alunos utilizando a temática ENERGIA e enviar um relatório do projeto com fotos para que o melhor projeto fosse vencedor do concurso, escolhido pela equipe da Escola Ambiental.

REGRAS PARA PARTICIPAR DO 4º CONCURSO ARTÍSTICO DA ESCOLA AMBIENTAL

  • Poderiam participar do concurso os professores de Ciências, Geografia e História;
  • Realizar o Projeto “Energia que Transforma” em qualquer turma do 6º ao 9º ano;
  • Fotografar as atividades realizadas ao longo do projeto com os alunos;
  • De cada escola será escolhido pelo coordenador um turma, que melhor tenha preenchido os critérios abaixo no desenvolvimento o melhor projeto sobre a temática “Energia que Transforma”:
Professor: Organização, planejamento e recursos didáticos;
Alunos: participação e interesse na temática;
Data para entrega do relatório: 03/05/2016

A Escola Ambiental recebeu 5 projetos inscritos. 
Abaixo estão listados :

  1. PROJETO VENCEDOR: Professor Flávio Lopes, Armando Augusto Moraes Pereira e Rogério Leandro de Godói, da Escola Municipal Padre Antonio Barbosa, Espaço urbano, Lajedo – PE.
O projeto teve como tema: FONTES DE ENERGIA: PERIGOS NO USO DA ENERGIA ELÉTRICA E USO EFICIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA, envolveu dinâmicas, apresentação de vídeos, produção de maquetes de geração de energia elétrica manual, com a utilização de uma manivela acendeu as luzes e girou as hélices, e apresentação dos trabalhos em grupo.
Figura 1 – Dinâmica de pergunta estourando o balão      
Figura 2 – Aluna respondendo a pergunta da dinâmica estoura o balão


Figura 3 – Apresentação da maquete
Figura 4 – Maquete, através de movimento manual há a produção de energia que movimenta as hélices



2. Projeto: Professora Jeanne Sousa, Colégio Normal de Lajedo, Espaço urbano, Lajedo – PE.
O projeto envolveu a temática ENERGIA EÓLICA, os alunos participaram de uma aula de campo no Complexo Eólico Ventos de Santa Brígida localizado em Pedra, Paranatama e Caetés - PE; houve uma palestra com o CIPA; elaboração de maquetes, folders e cartazes e ainda contou com uma intervenção urbana no bairro e no semáforo, no qual os alunos conversavam com os populares como usar a energia elétrica de maneira eficiente.

3. Projeto: Professor João Batista Barbosa Filho e Juliana Bezerra da Silva, da Escola Municipal Dom Expedito Lopes, Espaço urbano, Lajedo – PE.

O projeto teve como tema: USO DE ENERGIA NO NOSSO DIA A DIA, O DISPERDÍCIO DO MESMO E O PREJUÍZO CAUSADO AO MEIO AMBIENTE, contou com apresentação de slides em data show, apresentação de vídeos e dos spots de rádio “Alô João”, produção de maquetes de geração de energia elétrica com a luz do sol, alguns experiências envolvendo a temática energia e apresentação dos trabalhos em grupo.

4. Projeto: Professora Lívia Lima, Escola Municipal Professora Zélia moura, Espaço urbano, Lajedo – PE.
O projeto teve como tema: O QUE É ENERGIA? Ocorreu com apresentação de slides em data show, apresentação de vídeos  da série “Vida de República” – episodio 1 e 2; spots de rádio “Alô João”, produção de maquetes, apresentação dos trabalhos em grupo e para finalizar um debate, grupo contra grupo.

5. Projeto: Professora Isabel Cristina Cordeiro e a coordenadora Maria Simone Silva Sobral, da Escola Clementino Francisco de Lima, Espaço urbano, Lajedo – PE.
O projeto teve como tema: SUPER CONSCIÊNCIA ENERGÉTICA? No decorrer do projeto ocorreu uma palestra, exibição de vídeos e áudios, exploração de jogos, elaboração de uma linha do tempo, confecção cartazes sobre o tema para expor nos corredores da escola. A escola também realizou uma campanha de conscientização entre a comunidade escolar e familiares, utilizando também as redes sociais.

3º ETAPA: essa etapa consistia na aula de campo na Usina Fotovoltaica de São Lourenço da mata, na Arena Pernambuco, pelo professor e seus alunos, vencedores do 4º CONCURSO ARTÍSTICO DA ESCOLA AMBIENTAL, com apoio incondicional da Secretaria Municipal de Educação.

O melhor projeto recebeu como premiação uma aula de campo na Usina Fotovoltaica no Estádio de Futebol, Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata e visitação ao Jardim Botânico do Recife.
Data da Aula de Campo: 19/08/2016






Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental


 PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...