sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Escola Jean Piaget e Escola Ambiental parceiras na arborização de Lajedo




A Escola Jean Piaget em parceria com a Escola Ambiental trouxe para o desfile de Independência desse ano 250 mudas de árvores para serem plantadas em jardins, praças e calçadas, contribuindo para a arborização de Lajedo. As mudas foram doadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).


A arborização urbana ultrapassa o papel estético de suprir a carência pelo verde, e adquiri o papel de redução da poluição do ar, interceptação da água de chuva, sombreamento e estabilização da temperatura, redução do ruído e promoção de melhorias no bem-estar psicológico e físico. As mudas são de duas espécies diferentes e prontas para o plantio.
  • 50 mudas de Pau-brasil - uma espécie nativa da região da Mata Atlântica. A extração do pau-brasil foi a primeira atividade econômica empreendida pelos colonizadores portugueses no Brasil. Naquela época, a madeira avermelhada era um dos produtos de maior procura na Europa, usado para tingir tecidos e fabricar móveis. Sua intensa exploração quase ocasionou a extinção da árvore que originou o nome da nossa pátria, declarada árvore nacional, no dia 7 de dezembro de 1978. Atualmente está protegida por lei e não pode mais ser cortada das florestas. O Pau-brasil é uma arvore de médio porte, podendo alcançar de 10 a 30 metros de altura, suas flores são amarela com tons de vermelho e com a casca acinzentada.

  • 200 mudas de Nim indiano - Natural da Índia é considerada uma árvore sagrada, conhecida como a "Farmácia local”, todas as parte da árvore são usadas na medicina tradicional indiana. Adaptada ao clima do Brasil é considerada um bom repelente de insetos, também apresenta propriedades antifúngicas e antibacterianas. O Nim indiano é uma árvore de grande porte, podendo medir até 18 metros de altura, com ramos espalhados e crescimento rápido.

Após o desfile os professores de Ciências e Geografia da Escola Jean Piaget, com apoio dos professores da Escola Ambiental, darão continuidade ao projeto de Meio Ambiente "Conhecer para Preservar", de arborização, com a distribuição de parte das mudas para os pais dos alunos e outra parte será plantada na Praça do Socorro e Academia das Cidades.


Texto e imagens: Equipe Escola ambiental


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...