sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Premiação do 5º Concurso Artístico da Escola Ambiental


A Escola Ambiental levou nesse sábado, dia 02 de setembro, os estudantes vencedores do 5º Concurso Artístico, com a temática Eficiência Energética para uma visita monitorada a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia. Várias escolas participaram do concurso com trabalhos que variaram entre elaboração e exposição de cartazes, construção de maquetes, gravação de vídeos, produção de panfletos, entrevistas e intervenção urbana. Os professores e alunos se empenharam nos projetos e aquele que mais se destacou foi realizado no Colégio Normal de Lajedo, e em segundo lugar na Escola Mamede Bento do Amaral.
Colégio Norma de Lajedo

Escola Mamede Bento do Amaral, Povoado Quatis

Todo o trabalho da Escola Ambiental, assim como das demais escolas, foi possível graças ao apoio da Secretária Municipal de Educação que iniciou o ano Letivo com o Projeto Energia que Transforma em parceria com a CELPE, viabilizando ao Núcleo Pedagógico a participação no curso da CELPE sobre Educação e Energia em Gravatá; em seguida, realizou uma formação com os professores de Ciências, Geografia, História e Pedagogia. Uma das etapas do Projeto foi o 5º Concurso Artístico da Escola Ambiental, e inovando mais uma vez, contribuindo grandemente para a educação dos lajedense trouxe a Unidade Móvel Educativa da CELPE que durante uma semana recebeu alunos das escolas, públicas e particulares, da cidade e do campo para aulas sobre energia renovável e dicas de segurança. Todo esse esforço e dedicação foi reconhecido e mais uma vez somos destaque no Anuário publicado em dezembro, pela CELPE, com os melhores trabalhos sobre Energia nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Os alunos puderam conhecer o funcionamento da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, a partir das explicações do guia, ao longo da visita monitorada. Esse é um dos maiores complexos produtores de energia no Brasil, a partir da força das águas do Rio São Francisco, no município de Paulo Afonso, no estado da Bahia, administrada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco - CHESF.


Monumento o Touro e a Sucuri




O Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso é um conjunto de usinas, localizado na cidade de Paulo Afonso, formado pelas usinas de Paulo Afonso I, II, III, IV e Apolônio Sales (Moxotó), que produz 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do Rio São Francisco. Sendo assim, o Complexo de usinas de Paulo Afonso tem a segunda maior capacidade instalada dentre as usinas do Brasil.





A construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso no início da década de 1950 foi um marco para a engenharia brasileira, visto que foi necessário controlar e reverter o fluxo do Rio São Francisco, numa obra de engenharia sem tamanho para aquela época, para então iniciar-se o processo de construção da barragem da primeira usina (Paulo Afonso I), depois inaugurada pelo presidente Café Filho em 15 de janeiro de 1955.



Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental




PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE LAJEDO
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...