quinta-feira, 5 de abril de 2018

RELATO DE VIAGEM DE UMA LAJEDENSE NA ANTÁRTIDA

 

A gestora da Escola Ambiental, Andréa Félix, realizou no dia 27 de março uma palestra aos estudantes do 8º e 9º ano da Escola Jean Piaget sobre sua experiência no Continente Antártico. A palestra intitulada Expedições: uma Lajendense na Antártida compôs a agenda de atividades realizadas ao longo do Mês da Água, sendo sua comemoração realizada no dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Essa atividade ressaltou a importância da preservação ambiental do maior reservatório de água doce do Mundo.

A Antártida se estende por cerca de 14 milhões de quilômetros quadrados, detém 90% das reservas de gelo e 70% da água doce do planeta, bem como concentra recursos minerais e energéticos incalculáveis. O continente Antártico exerce um papel essencial nos ecossistemas terrestres e funciona como um centro de pesquisas a céu aberto. Sua principal contribuição para o equilíbrio ambiental no Planeta é de regulador térmico, controlando as circulações atmosféricas e oceânicas e influenciando no clima e nas condições de vida na Terra.
  sítio arqueológico 

A palestrante contou como foi o percurso desde a saída do Brasil, permanência na Argentina, embarque e estadia no navio especial, capaz de abrir caminho em meio a gigantescos blocos de gelo, os icebergs, e a temida passagem de Drake, é a parte do oceano Antártico situada entre a extremidade sul da América do Sul e a Antártida.





A única brasileira no navio encontrou pessoas de vários lugares do mundo, e todos os dias diferentes profissionais realizavam aulas para todos os passageiros, divididos em dois grupos: falantes de língua inglesa e o outro de espanhol.

 Base Inglesa

A expedição durou 20 dias e o cenário encontrado era deslumbrante, com esculturas de gelo, praias de areia preta, um silêncio eterno e diferentes degradês de cores que iniciavam no branco ate um azul marinho, 20 horas de luz solar, vegetação singular, escaladas, banho, gelo antártico, intempéries, neve, aventura, cultura, história, arqueologia, mineralogia, inglês, espanhol, culinária e um novo mundo de descobertas.

Apesar da Antártida apresentar as temperaturas mais frias da Terra, os passageiros se depararam com inúmeras espécies, como pinguins leões-marinhos, focas, baleias e muitas outras aves.




Depoimento 01: "Minha mente mudou, minha forma de ver o mundo também, voltei com o coração abrandado, sereno e mais forte, mudei alguns hábitos, desvalorizei o virtual, senti-me tão, mas tão minuscula naquela imensidão branca, que percebi o quão somos atrevidos com relação a Mãe Natureza! Outra coisa é que eu me senti em casa, numa fusão do meu corpo com o ambiente. - Sim sou de fato uma cidadã do Mundo, mas Lajedo sempre será o meu verdadeiro Lar, pois aqui estão todos que Amo". Andréa Félix.

Depoimento 02: "Tenho minhas contas a pagar, mas isso não impediu de realizar esse grande sonho da minha vida, esperei 08 anos, meus filhos ficarem um pouco maiores, parei tudo durante esse tempo, dei tempo ao tempo, contudo sem desistir, planejei, fiz sacrifícios, persisti, tendo o apoio do meu esposo e o orgulho dos meus filhos, pois hoje posso olhar nos olhos deles e dizer lute, tenha atitude, acredite nos seus sonhos, seja forte e perseverante, porque é possível".Andréa Félix.

Depoimento 03: "Quando eu resolvi falar que iria conhecer a Antártida todas as pessoas sem exceção achavam uma ideia absurda, sem sentido, excêntrico, que bom que estavam todos enganados, após postar as fotos em uma rede social, à qual não faço mais parte, todos ficaram deslumbrados e entenderam que as imagens valiam mais que mil palavras e idéias vagas, a exclusividade tornava-se um marco e a abertura de novas possibilidades e horizontes, mas para muitos ainda assim, foi uma loucura que necessitou de muita coragem" uma amiga falou: - Você é a mulher da terra, do céu e do mar!. É bem assim, sem pretensão ou vaidade, apenas sensibilidade (Essa é a resposta)Andréa Félix.




Texto: Julieta Beserra 
Imagens: Andréa Félix


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...