quinta-feira, 18 de abril de 2013

Prefeito de Canhotinho tem Palestra Exclusiva

 
   
 Um dos prefeitos que teve uma das maiores aprovações no Agreste Meridional e possivelmente em Pernambuco o democrata Álvaro Porto. Eleito e reeleito com votação esmagadora, fez seu sobrinho o jovem Felipe Porto (DEM) seu sucessor nas eleições de 2012 da cidade de Canhotinho, ambos estiveram presentes em visitação ao Aterro Sanitário de nossa cidade acompanhados pelo engenheiro e idealizador do aterro o Dr. Abelardo da Mathae o Diretor de Politicas Ambientais (Neto)
   Os visitantes obtiveram palestra exclusiva na Escola Ambiental, com total apoio do Engenheiro Abelardo da Matha, responsável pela obra, foram expostos temas co-relacionados a implantação de Aterro Sanitário, juntamente com a Educação Ambiental, para cidade de Canhotinho, tomando como espelho Lajedo-PE
    A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que o Brasil feche todos os lixões até 2014 .As cidades tiveram dois anos para construir seus planos de manejo de resíduos, obrigação prevista na Lei n° 12.305, de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei prevê uma série de responsabilidades à União, estados, municípios e iniciativa privada. Aos municípios, cabe estabelecer sistema de coleta seletiva e a construção de aterros sanitários ambientalmente adequados, em substituição aos lixões a céu aberto.
    Até 2014, todos os lixões do Brasil devem ser eliminados. Para isso, será preciso implantar aterros sanitários, o que não se faz da noite para o dia. As cidades e estados que não tiverem plano de gestão não vão poder solicitar recursos para fazer isso. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziluldoski, reclama da falta de auxílio financeiro para que as prefeituras cumpram as determinações da Lei n°12.305. Segundo ele, são necessários R$ 70 bilhões para transformar todos os lixões em aterro sanitário, até 2014. Isso equivale à arrecadação conjunta de todos os municípios do País. Quando acabar o prazo, os prefeitos estarão sujeitos a serem processados pelo Ministério Público por não terem cumprido a lei. 
    A estimativa da CNM é que mais de 50% das cidades brasileiras ainda não elaboraram os planos de gestão de resíduos. Segundo orientação da CNM, o município primeiro deverá fazer um levantamento sobre os tipo de resíduos produzidos na área urbana e rural, quantidade gerada, número de habitantes (por região e população urbana e rural), principais atividades econômicas, aspectos físicos como condições climáticas, relevo, hidrografia, índices pluviométricos, e a identificação de catadores de materiais recicláveis.
  A cidade que não tiver o planejamento não poderá solicitar recursos federais para limpeza urbana.Lajedo hoje é modelo para região, temos orgulho de contribuir para conscientização ambiental.




Andréa Félix Silva- Gestora

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...