segunda-feira, 17 de março de 2014

RECICLA - PE OFICINA E CICLO DE PALESTRAS EM GARANHUNS



Aconteceu nos dias 12,13 e 14 nas dependências doo Hotel do SESC na cidade de Garanhuns - PE, com a coordenação do ITPE (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) e o Pólo Petroquímico de Suape oficina de debates a respeito do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.


O Projeto Recicla PE, é uma ação da Unidade do Programa Institucional de Resíduos Sólidos (PRO-RS), rende bons frutos em boa parte dos 12 municípios nos quais vem sendo implantado.

O projeto se destina a adotar um modelo de gestão consorciada e sustentável de resíduos sólidos em municípios da Mata Sul (Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Gameleira, Escada, Primavera, Ribeirão, Amaraji, Cortês e Ribeirão), Agreste (Garanhuns) e Sertão de Pernambuco (Arcoverde e Serra Talhada). O projeto está sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC), as doze prefeituras envolvidas, e o Itep, com financiamento da Petroquímica Suape no valor de R$ 7,5 milhões.

O objetivo é proporcionar a execução de ações ambientais de coleta seletiva e estímulo à redução, à reutilização e à reciclagem de resíduos sólidos; a compostagem de matéria orgânica; logística reversa; ações de inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis a partir da sua organização em cooperativas; e estímulo à formação de consórcios públicos, de forma a melhorar a qualidade dos serviços de limpeza urbana nos municípios e a vida de seus habitantes.

Com o apoio da Secretaria de Agricultura participaram do evento o Diretor do Meio Ambiente e Secretário Executivo do COMDEMA - Marcelo Passos, juntamente com a Gestora da Escola Ambiental e Conselheira do COMDEMA - Andréa Félix.  Pudemos aprender e entender a implantação dos planos de resíduos sólidos nos municípios através do Recicla PE. Lajedo não está cadastrado no Agreste, pois a seleção e pleito ocorreu em 2010, mas de certa forma a prefeitura mostra-se interessada no assunto, enviando sua diretoria especializada para participar dos eventos relacionados com a temática.









Texto: Andréa Félix (ESCOLA AMBIENTAL)
Imagens: Ernandes

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...