quarta-feira, 29 de julho de 2015

Entrevista com a ex-professora da Escola Ambiental Socorro Quintino


A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Preservar a memória institucional é manter a instituição viva e uma forma de fortalecer suas bases. Para que essa memória seja preservada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar o registro histórico.

O Resgate Histórico Institucional é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte, tanto os servidores que passaram pela escola como os que continuam trabalhando nela têm dado sua contribuição para construir essa história que se busca preservar.


Para encerrar o 1º semestre a equipe da Escola Ambiental entrevistou a ex-professora Socorro Quintino, na elaboração do resgate histórico da Escola.

Fundação
A professora Socorro Quintino trabalhou na Escola José Dourado da Costa Azevedo do ano de sua Fundação 1974 ate 1994 (20 anos), quando se aposentou. A escola foi inaugurada na gestão do prefeito Zé Rosa, seu primo.
No inicio havia 2 professoras no horário da manhã e 2 professoras no horário da tarde, além de 1 serviços gerais.

Quantitativo de alunos, séries e (funcionamento geral)?
No inicio eram 4 turmas, frequentava de 80 a 100 alunos.

Condições de trabalho?
Não havia transporte escolar para alunos ou professores. A Secretaria de Educação fornecia livros, merenda, material escolar.
A professora Socorro Quintino morava a 2km da escola e fazia o percurso a pé, juntamente com os outros funcionários que moravam próximo também.

De quem eram as terras, a construção e reformas?
As terras da Escola foram doadas pelo pai da Professora Socorro Quintino, Francisco Florentino de Andrade, conhecido como Chico Salobro e as terras do aterro foram vendidas.
A escola passou por diversas manutenções, como pintura, rede elétrica, mas não foi ampliada ou reformada.

O porquê do nome da escola José Dourado?
O nome da escola escolhido pelo prefeito Zé Rosa, seria Félix Ferreira Rosa, em homenagem ao seu pai, porém o vereador da época (ela não sabe o nome) protestou e sugeriu outro nome, não entraram em consenso e foi escolhido Escola José Dourado da Costa Azevedo, pois era neutro.

Quais os professores que passaram pela escola?
Socorro Melo, Josefa Santos, Socorro Santos, Valdete dos Santos, Irene Rodrigues, Sônia Moraes.

Como ele vê o momento atual pelo qual a escola passa e no que ela se transformou?
Depois da aposentadoria e da mudança para a cidade, ela se afastou.

Com relação ao aterro, co mo era trabalhar próximo ao Aterro Sanitário?

Não existia o aterro, nem o lixão até o ano de sua aposentadoria 1994.

A gestora Andréa Félix convidou Dona Socorro para um passeio pelo Escola Ambiental e Aterro Sanitário, para recordar lembranças e conhecer a nova metodologia realizada pela escola.


Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...