sábado, 10 de outubro de 2015

RECICLAGEM COM A ESCOLA JEAN PIAGET

No dia 24 de setembro a Escola Ambiental recebeu os estudantes do 7º ano "A" e "B", no horário da manhã, para uma aula sobre a importância da RECICLAGEM. A iniciativa partiu da professora de Ciências Priscylla Wadsa e do professor de Português e Artes Luan Henrique Rocha.

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. A reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.


Os estudantes participaram de uma aula sobre a importância de realizar 5 Rs nas atividades do dia a dia, com as professoras Andréa Félix e Paixão, além disso, também realizaram algumas práticas de reciclagem com rolinhos de papel higiênico.





É extremamente importante que nossos alunos se conscientizem e tenham ações práticas que reduzam o seu impacto sobre o planeta Terra. Para isso eles precisam conhecer o significado dos 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar).

1º Repensar: É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte.

2º Reduzir: Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade.

3º Recusar: Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.

4º Reutilizar: Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc.

5º Reciclar: Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. 

CURIOSIDADES

Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente?

Papel comum: de 2 a 4 semanas
Cascas de bananas: 2 anos
Latas: 10 anos
Vidros: 4.000 anos
Tecidos: de 100 a 400 anos
Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
Couro: 30 anos
Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
Chicletes: 5 anos
Latas de alumínio: de 80 a 100 anos

Texto: http://www.todabiologia.com/ecologia/reciclagem.htm
http://www.suapesquisa.com/reciclagem/
Imagens: Equipe Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...