sábado, 10 de outubro de 2015

Outubro Rosa


O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Todas as ações são direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros, surgiu posteriormente, foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de causa tão nobre. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.


O mês da promoção à saúde da mulher em Lajedo começou no dia 1º de outubro. A Secretaria Municipal de Saúde deu início ao Outubro Rosa com uma unidade móvel “Amigo do Peito” permaneceu durante toda manhã na Praça Joaquim Nabuco realizando mamografias para mulheres de 50 a 69 anos.

Na abertura do Outubro Rosa, o prefeito Rossine Blésmany enfatizou o atendimento especial oferecido às mulheres, confirmados pelo secretário Eduardo Medeiros junto à coordenadora da Atenção Básica Michele Viana.

As equipes de profissionais da saúde realizaram aferição de pressão arterial, e também solicitação de mamografias. Outro destaque da abertura do Outubro Rosa 2015 em Lajedo foram os exames de citologia gratuitos, também conhecidos como prevenção, coletados pelas enfermeiras da Atenção Básica do município no Laboclin. 






 Texto e imagens: http://outubrorosa.org.br/historia/
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.728108400667067.1073742388.338139786330599&type=3

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...