quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

DOAÇÃO DE LIVROS AO IMIP

  

Desde 2013 no período do Natal a ESCOLA AMBIENTAL partilha os frutos da educação sócio ambiental envolvendo a temática da Sustentabilidade com ações de cunho social.

Vale lembrar que em 2013, após campanha de coleta obtivemos 500 garrafas PET's junto aos visitantes a Escola, todo material serviu para decoração do Natal Iluminado e posteriormente doado aos Agentes Ambientais "Catadores de Recicláveis" Lajedenses;

Já em 2014 captamos 33.000 mil folhas de papel, e encaminhamos com o apoio da diretoria dos CORREIOS de Lajedo ao HCP - Hospital do Câncer, para ser destinado a empresa recicladora e convertido em medicamentos para crianças com câncer em tratamento na instituição.

E mais uma vez com grande satisfação, nossa proposta de trabalho compartilhado, e com responsabilidade social foi concretizado.

Contamos com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde para entrega dos livros oriundos do IP - Instituto Presbiteriano Luiz de França, de professores e amigos que participaram.
 A ESCOLA AMBIENTAL enviou 15 caixas repletas de livros e revistas destinadas as crianças em tratamento no IMIP.

DESEJAMOS A TODAS AS CRIANÇAS UM FELIZ NATAL 
E UM FELIZ ANO NOVO 

Texto e imagens: Andréa Félix


CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O IMIP

Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo Professor Fernando Figueira, seu mentor, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP é uma entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do País, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas.

O IMIP foi o primeiro hospital do Brasil a receber o título de "Hospital Amigo da Criança", concedido pela Organização Mundial de Saúde/UNICEF/Ministério da Saúde. 

Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, ao prestar assistência integral à saúde da criança, da mulher e do adulto, o Complexo Hospitalar do IMIP é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do país. Com mais de mil leitos, o IMIP realiza mais de 600 mil atendimentos anuais em seus serviços.


O PROGRAMA NASCIDOS PARA LER

Implantado no IMIP em junho de 2015, o programa Nascidos para Ler foi criado há 15 anos na Itália por um grupo de pediatras e bibliotecários. Hoje envolve cerca de 1200 cidades em toda a Itália, além de outros países como Espanha, Croácia e Suíça.

Os projetos locais são realizados por bibliotecários, pediatras, educadores, entidades públicas, associações culturais e voluntários.

A estratégia promove a leitura através de grupos locais. De acordo com o Prof. Giorgio Tamburlini, um dos idealizadores, o objetivo é estimular o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças através da leitura conjunta com os pais desde as idades mais precoces, mesmo antes de aprender a falar. 

Parte-se do pressuposto que ler uma história para uma criança é uma atividade emocionalmente envolvente para filhos e pais, além de fortalecer os laços entre eles.

O projeto prevê também a formação de leitores voluntários para as crianças e pais, e formação de um acervo especializado para consulta na biblioteca participante.

Fonte: site do IMIP

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...