sábado, 23 de janeiro de 2016

07 de janeiro - DIA DO LEITOR


O Dia do Leitor é comemorado anualmente em 7 de janeiro. Esta é uma data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela leitura, ou seja, que amam livros!

Ler é viajar. Esta frase é bastante conhecida, não deixa de ser verdade, pois é através da leitura que o homem passou a conhecer lugares onde nunca esteve, se remeter ao passado histórico e até mesmo, projetar o futuro. É importante lembrar que não se nasce leitor, o aprendizado da leitura é um processo infinito de capacitação que é fomentado pelo contato com livros. Pouco a pouco, a prática da leitura nos faz buscar cada vez livros mais complexos, sejam eles literários ou não, o que indica nosso crescimento na capacidade de interpretação e de abstração. Ler nunca é uma atividade passiva. Através da leitura, o leitor identifica e cria lugares, personagens e estórias. Muitas vezes, se projeta no que está lendo.

O hábito da leitura é importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas.

A criatividade e a aquisição de informações obtidas durante a leitura determinam a habilidade de escrever. Em outras palavras, quanto mais você lê, melhor você escreve. Ao longo do processo de leitura, todos nós estamos, ainda que inconscientemente, armazenando na memória não só as informações apresentadas pelo texto mas também suas características estruturais. O domínio das regras gramaticais e a aprendizagem de palavras novas são alguns dos benefícios desse contato mágico com os livros ao longo da vida.

Durante a leitura, o acúmulo de conhecimentos adquiridos tende a fortalecer a nossa capacidade de argumentação e a desenvolver o nosso espírito crítico. Ao entrarmos em contato com os diferentes temas, discursos e pontos de vista, somos induzidos a uma reflexão mais aprofundada e consciente em relação as nossas atitudes, conceitos e ações diante do outro, do mundo e de nós mesmos.


BIBLIOTECA ITINERANTE

A BIBLIOTECA ITINERANTE, um projeto da Secretaria de Educação em Lajedo, que leva a leitura para as escolas que não possuem biblioteca, principalmente no espaço rural e periferia. O ônibus adaptado apresenta um espaço confortável e um acervo infantil de 2 mil livros, e também livro para os adolescentes, atingindo desta forma diversos públicos. A Biblioteca itinerante ainda apresenta professores para a contação de histórias para as crianças.


O objetivo deste projeto é facilitar o acesso aos livros e incentivar a leitura, afinal ler é um exercício para o corpo e para a mente. A criança que exerce o hábito da leitura aprende melhor, pronuncia melhor as palavras, tem maior facilidade para escrever e se comunica melhor de forma geral. É través da leitura que a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos, valores éticos e tem um maior aproveitamento escolar.
BIBLIOTECA ITINERANTE"Ler é bom. Experimente!"


BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE LAJEDO

Encontramos também em nossa cidade, para incentivo a leitura, a BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DE LAJEDO, que apresenta um espaço arejado, silencioso, iluminado e uma excelente organização, além de, um vasto acervo de livros a disposição da população Lajedense. Está localizada no centro da cidade, próximo a Praça Simpliciano Cardoso, com funcionamento de segunda à sexta, nos turnos matinal e vespertino.


Texto: http://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/07-de-janeiro-dia-do-leitor#ixzz3y4sm0wiH
http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-leitor/

http://www.pompeumg.com.br/portal/index.php/ultimas-noticias/656-7-de-janeiro-dia-do-leitor


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...