quarta-feira, 22 de junho de 2016

ARTIGO SOBRE SEMANA DA ÁGUA DISPONÍVEL NA REVISTA DIÁLOGOS - UPE

Entre os dias 16 e 20 de março de 2015 a Escola Ambiental promoveu a SEMANA DA ÁGUA em comemoração ao dia 22 de março - Dia da Água, com o objetivo de mostrar a importância do conservação e do uso consciente desta fonte renovável, com a temática "Água: uso Sustentável".

A Escola Ambiental recebeu estudantes do 6º ao 9º ano das Escolas:

  • Escola Dom Expedito Lopes,
  • Escola Professora Irene Leão,
  • Escola Mamede Bento do Amaral e
  • Escola Jean Piaget.


Na ocasião foram ministradas palestras, realizadas gincanas, práticas de reciclagem, experiências, exibição de vídeos e atividades lúdicas. Após as atividades os professores Julieta Beserra da Silva e o professor Julio César Félix, iniciaram a produção de um artigo sobre o tema abordada, o qual foi submetido para publicação na Revista Diálogos da Universidade de Pernambuco (Revista Diálogos – N.° 15 – Mar./ Abr. - 2016).
Aula teórica – slide distribuição das águas superficiais no Brasil

Aula teórica – Slide Principais Fontes Poluidoras.

Atividade lúdica da gincana – pescaria

Título: ÁGUA, USO SUSTENTÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE
Resumo

Nos últimos anos, um tema que tem sido alvo de muitas discussões no âmbito acadêmico, midiático e político é o da água, quiçá pela sua escassez atingir desta vez o Estado de São Paulo, já que esse não é um tema novo no Brasil, haja vista as recorrentes secas no semiárido do Nordeste brasileiro. Diante disso, independentemente do lugar, a distribuição de água é afetada e, por conseguinte as atividades cotidianas do lar. Em meio a essa realidade, uma das formas de abrandar os efeitos da escassez de água em casa é reduzir e reutilizá-la em determinadas atividades domésticas. Com vistas nesta problemática, a Escola Ambiental de Lajedo, realizou a I Semana da Água, com foco no uso sustentável, por considerar que a Educação Ambiental para as crianças e adolescentes com a perspectiva de elucidar, sensibilizar e ensinar questões concernentes a água sãocruciais para adoção de novas formas de pensar e agir. Assim, a ideia do presente artigo é relatar uma experiência vivenciada na Escola Ambiental, cujo escopo foi o tema água. Destarte, a primeira parte deste texto, traz um aporte teórico ressaltando a relevância da água e como esta perpassa a sociedade, desde elemento indutor no processo histórico de ocupação do espaço aos usos atuais. E na segunda parte, discorre-se acerca daquilo que fora vivenciado com alunos durante a I Semana da Água.

Palavras-chaves: Água; Uso sustentável; Escola Ambiental.

Disponível em: http://www.revistadialogos.com.br/Dialogos_15/Dial_15_Julieta_Julio_Cesar.htm


Atividade lúdica da gincana – vidros

Produção de cartazes

Produção de cartazes

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CMEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...