quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ESPÍRITO OLÍMPICO

A Grécia Antiga deixou para toda a humanidade, principalmente para o mundo ocidental, um dos mais expressivos legados culturais da história, com destaque para a filosofia e dramaturgia, pois essas manifestações não eram conhecidas entre as civilizações que antecederam os gregos na história. Outro aspecto que se desenvolve somente com os gregos é o ESPORTE. Até então, os exercícios executados pelo homem eram involuntários, em busca da caça para sobrevivência.

Os gregos iniciaram o culto ao corpo e em homenagem ao deus supremo inauguraram os JOGOS OLÍMPICOS. Para os gregos cada idade tinha a sua própria beleza e a juventude tinha a posse de um corpo capaz de resistir a todas as formas de competição, seja na pista de corridas ou na força física. A estética, o físico e o intelecto faziam parte de sua busca pela perfeição, sendo que um belo corpo era tão importante quanto uma mente brilhante.

Os jogos Olímpicos da nossa era começaram há 120 anos, em Atenas. Mas a humanidade os pratica pelo menos desde 776 a.C., quando em Olímpia, na mesma Grécia, realizou-se uma corrida a pé. Na forma atual, as Olimpíadas se realizam a cada quatro anos e variam de cidades-sede, ampliando as modalidades. O francês Barão de Coubertin, seu idealizador, entusiasta da Educação Físia, cunhou a frase para o espírito de confraternização entre povos: "o importante não é vencer mas competir, e com dignidade"

Nesse ano, pela primeira vez o Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, sedia o evento internacional. A esperança é de que ele deixe um legado de incentivo aos esportes nas nossas escolas, através de políticas públicas. E de obras que tenham, de fato, utilidade social permanente.

Chamado de “Coração dos Jogos”, o Parque Olímpico da barra da Tijuca ocupa uma área de 1,18 milhão de metros quadrados, será palco de 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas. Após os 2 eventos este ano, terá áreas de uso púbico e outras de uso privado. Construído por meio de uma Parceria Pública-Privada (PPP), o local terá boa parte de seu espaço destinada a empreendimentos residenciais e comerciais depois da Olimpíada. Além de se transformar em um parque público, o restante da área deverá ter uso compartilhado por estudantes da rede municipal e por atletas de alto rendimento, em espaços que terão supervisão do Comitê Olímpico do Brasil (COB).



A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio ocorreu no dia 5 de agosto, no Maracanã, onde também ocorrerá a festa de encerramento.O s jogos serão disputados do dia  5 até 21 de agosto, no total serão 42 modalidades e são esperados mais de 10.500 atletas.

Vinicius - Mascote Olímpico e Tom - Mascote Paralímpico
ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS 2016

O tema da abertura foi a "História do Brasil"


Gisele Bündchen
Voo do 14 Bis


Delegação Brasileira

Os atletas plantaram sementes e as árvores serão plantadas na Vila Olímpica
Anéis Olímpicos

Pira Olímpica do povo no centro do Rio de Janeiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...