quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Profesores de Lajedo no 18º EANE em Bezerro – PE





Dando continuidade ao evento de astronomia, continuamos com o segundo dia onde houve outras palestras, apresentações artísticas, apresentações com jovens do ensino fundamental uma fusão de ciência, cultura e arte. 

Iniciamos o encontro com uma apresentação de cordel chamado Rio Ipojuca, com uma abordagem ambiental, apesar do encontro possuir como tema o estudo astronômico, a educação ambiental é uma questão interdisciplinar sempre devemos levar em consideração o dialogo sobre a sua preservação e estudo. O cordel pode ser visualizado no nosso canal no youtube, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=kJS5hTGvF00 .

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre Na primeira palestra do dia, teve como tema: Mudanças Climáticas – Abelhas E Meio Ambiente, Muito Mais Que Mel. Com a Profª Drª Renata Valeria Régis de Souza Gomes da UFRPE. Foi transmitido a todos do evento uma realidade da qual ninguém imaginava, pois sem as abelhas, em poucos anos não existiria alimentos para mais de 90% da população mundial e com o passar dos tempos essa estatística poderia facilmente ser aumentada. As abelhas que torna possível o equilíbrio nos ecossistemas pois na busca pelo pólen, elas acabam polimerizando as plantações de frutas, legumes e grãos e 80% dessas plantas só crescem por conta dessa atuação das abelhas.              

                                            Albert Einstein afirmou que: "se as abelhas desaparecessem da face da terra, a humanidade teria apenas mais 4 anos de existência. Sem as abelhas não a polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não há raça humana".





Depois tivemos uma grande apresentação do GRUPO DE DANÇA FOLCPOPULAR – BEZERROS – PE,  foi magnifica a apresentação dos grupo, nos trouxeram na atuação detalhes riquíssimos de como o mundo esta sofrendo hoje em dia e como o homem tem agido perante o meio ambiente. 

Vejam uma parte da apresentação em nosso canal: https://www.youtube.com/watch?v=BQFI2vmvNnk
 
A segunda palestra que seguiu com o tema: Satélites Artificiais Da Terra – Uma Abordagem Da Historia, Orbitas, Cobertura, Antena E A Visão DTH. Com o Engenheiro eletrônico, Pós-graduação em Engenharia de petróleo em gás, atuou por 37 anos na EMBRATEL, Maurício Caldas. Nos explicou de uma forma muito esclarecedora sobre a dinâmica e serventia dos satélites, para o que serve, como é construído, quantos existem e etc. Nos deu uma boa introdução sobre o surgimento do estudo astronômico no Brasil, desde os investimentos feitos por Dom Pedro I. 
Foi mostrado também a anatomia dos satélites, como são mandados para o espaço. Você sabia que como Saturno a Terra esta começando formar anéis? Porem formados com o nosso lixo espacial que começou a orbitar o nosso Planeta, derivados das estruturas mandadas ao espaço.


 
Obtivemos a oportunidade de assistir a outras palestras com temáticas únicas no mundo da astronomia, a ultima delas teve como tema: Fenômenos Lunares Transitórios. Com José Claudio da Silva Junior, foi explicado tudo que precisamos saber sobre as fases da lua e o que causa seus fenômenos como os eclipses, lua sangrenta e como o satélite natural da terra interfere em nossas vidas.

Com tudo, foi um grande evento, a equipe da Escola Ambiental parabeniza a todos os organizadores, a A.A.P Associação de Astronomia de Pernambuco e a todos os participantes, foi de grande riqueza a socialização dos conhecimentos astronômicos e ambientais passados no encontro. Agradecemos também, a Prefeitura Municipal de Lajedo – PE, que através da secretaria Municipal de Educação proporcionou uma oportunidade de altíssimo nível aos Professores no 18º EANE em Bezerro – PE.  

Texto: Escola Ambiental

PREFEITURA MUNICIPAL  DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...