segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A Prefeitura de Lajedo se destaca por proporcionar formações a nível Nordeste aos Professores.

A Prefeitura de Lajedo se destaca por proporcionar formações de qualidade aos Professores.


LAJEDO NO 18º EANE- ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE

Neste mês de Outubro a Equipe da Escola Ambiental de Lajedo participou do evento de astronomia que ocorre uma vez por ano aqui no nordeste o 18 º EANE- ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE, Organização: Associação Astronômica de Pernambuco – A.A.P. que ocorreu no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco no Município de Bezerros – PE, durante os dias 12 e 13 de outubro.  


No primeiro dia, antes de iniciarmos com o circuito de palestras, visitamos o museu do centro cultural onde fizemos uma viagem histórica de parte da cultura nordestina, com diversos artesanatos e esculturas com representações simbólicas que explicam todas as tradições e costumes de uma outra época da qual não presenciamos. 





Estavam em exposição trabalhos escolares relacionado a energias renováveis, o sistema solar, exploração de Marte, telescópios e muito mais.





Tivemos também a presença da equipe do Espaço Ciência no evento, com algumas tendas, trazendo diversas experiências dinâmicas e atrativas para os visitantes como a cadeira de pregos, experimentos envolvendo física, química e etc. 

A primeira palestra do dia teve como tema: As poluições Luminosas Atmosféricas contextualizadas na prática observacional da Astronomia, com o Profº Drº em Astrofísica Antônio Carlos Miranda da UFRPE, nos falando sobre os desafios que os estudiosos do céu possuem para enxergarem os astros no firmamento, pois além dos fatores naturais, as causas antrópicas são mais atuante como a luz e a emissão de gases poluentes, a forma de como as luzes amareladas dos postes se espalham pela nossa atmosfera podem acabar bloqueando as luzes emitidas pelas estrelas, por isso durante a noite não conseguimos estudar e observa-las com facilidade.  



A segunda palestra da UFPE Wagner José que nos deu uma boa capacitação de como podemos registras os astros com o nosso recurso audiovisual de bolso os smartphone. E em seguida, tivemos uma apresentação cultural com Severino Fidelis de Moura onde nos agraciou com sua poesia feita exclusivamente para o evento: Um Vislumbre Sobre Nossa Astronomia aqui no Nordeste.
 
Marcelo Zurita da APA-Associação Paraibana de Astronomia Representando a Bramon. O tema foi A Revolução Brasileira da Ciência de Meteoros, onde foi feito uma retrospectiva de todo surgimento do estudo astronômico no Brasil, e hoje em dia mesmo sem muito apoio do estado, o Brasil possui um grande potencial no estudo celeste. E para finalizar o primeiro dia, tivemos uma pequena participação do planetário do evento, semelhante ao que possuímos na Escola Ambiental de Lajedo e também recebemos um pequeno exemplar de meteorito, o qual ficara exposto na nossa instituição.
Texto: Escola Ambiental 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO-PE
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...