sexta-feira, 15 de julho de 2016

Elo de União: Desbravadores Lajedo

Neste dia 09 de Julho aconteceu na Igreja Adventista a entrega dos lenços aos desbravadores, e a Escola Ambiental foi homenageada pelos serviços educativos prestados aos desbravadores no dia 02 de julho, com o conteúdo de ASTRONOMIA

Meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, ou religião. Reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza.
 

Vibram com atividades ao ar livre. Gostam de acampamentos, caminhadas, escaladas, explorações nas matas e cavernas. Sabem cozinhar ao ar livre, fazendo fogo sem fósforo. Demonstramos habilidade com a disciplina através de ordem unida, e têm a criatividade despertada pelas artes manuais. Combatem, também, o uso do fumo, álcool e drogas.

Trabalham em equipe procurando sempre serem úteis à comunidade. Prestam, também, socorro em calamidades e participam ativamente de campanhas comunitárias para ajudar pessoas carentes. Em tudo o que fazem procuram desenvolver amor a Deus e à Pátria e, além disso, fazem muitos amigos!

O Clube de Desbravadores está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de dois milhões de participantes. Existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia.

 

Os Desbravadores, também conhecidos como Clube de Desbravadores, são um departamento da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), que trabalha especificamente com a educação cultural, social e religiosa.

  

Faz parte do programa oficial da Igreja Adventista desde 1950. Mundialmente o Clube de Desbravadores faz parte do Ministério Jovem da IASD, que tem como diretor o australiano Gilbert Cangy.

Enquanto o clube de desbravadores existe principalmente para os juvenis, um de seus propósitos básicos é também reunir pais e membros da igreja através de um envolvimento ativo com o clube. O objetivo deste envolvimento é corrigir (ou fazer desaparecer) a lacuna entre gerações aproximando juvenis e adultos, para que trabalhem e se divirtam juntos em um vínculo de experiência comum.

Firmamos uma parceria onde contaremos com a força tarefa dos desbravadores de Lajedo para coleta de lacres, para convertermos em uma cadeira de rodas que será doada no Natal. Somos gratos a todos pela consideração, e valorização. 

Parabéns soldados de Cristo! Feliz Sábado
Imagens: Escola Ambiental
 Fonte: Wikipedia

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sexta-feira, 8 de julho de 2016

ESCOLA AMBIENTAL UNINDO SABERES COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO


A ESCOLA AMBIENTAL intermediou a coleta de material para analise na UFPE no Recife, servindo como campo de pesquisa, para novas tecnologias e soluções no tratamento dos efluentes oriundos do aterro sanitário.

Estudantes de Doutorado, entraram em contato com a Gestora Andréa Félix da Escola Ambiental, para que acontecesse a efetivação da ação de captação do chorume. A Diretora, acompanhou de perto o trabalho dos doutorandos, acompanhada da diretoria do aterro sanitário da cidade, e deu as instruções necessárias para o acesso adequado e seguro ao local. 

O Chorume é também chamado por líquido percolado ou lixiviado






O material foi coletado na manhã do dia 07 de julho de 2016.






O Chorume é um líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente.

Chorume também é uma mistura de água e resíduos da decomposição do lixo. Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. O chorume possui alta concentração de Demanda biológica de oxigênio (DBO).

Esse líquido pode atingir os lençóis freáticos, de águas subterrâneas, poluindo esse recurso natural. A elevada carga orgânica presente no chorume faz com que ele seja extremamente poluente e danoso às regiões por ele atingidas. 

Veja o vídeo:


A análise da demanda química de oxigênio (DQO) é um parâmetro utilizado como indicador da concentração de matéria orgânica presente em águas residuárias ou superficiais, sendo muito utilizado no monitoramento de estações de tratamento para a avaliação da contaminação dos efluentes industriais.

Com isso, a definição de DQO pode ser estabelecida como a medida da quantidade de oxidante químico necessário para oxidar a matéria orgânica de uma amostra. É expressa em miligramas de oxigênio por litro (mg O2 L-1).


Essas atividades permitem uma percepção sistemática da evolução das condições ambientais e servem como subsídio para as ações de Gestão Ambiental.

Texto, vídeo e imagens: Centro Municipal de Educação Ambiental de Lajedo - PE



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terça-feira, 5 de julho de 2016

100 DIAS COM RECORDE DE PÚBLICO


Atingimos mais de 2.000 pessoas em nossas atividades socioambientais em 100 dias de aulas. Com a reativação do Planetário obtivemos neste ano um contingente expressivo, mas não apenas isso, promovemos: Palestras, Formação aos professores, participação em eventos, atuação junto a secretaria de saúde e assistência social, distribuição de 500 sementes de árvores nativas, atendimento as escolas particulares, estaduais e de outros municípios, concurso artístico e cultural sobre eficiência energética junto a CELPE, formação com o CIPA, 

Estes números expressivos são a comprovação de um trabalho diversificado e comprometido com uma educação que atinge todos os níveis de ensino.


PALESTRAS DENGUE/ZIKA/CHIKUNGUNYA

A problemática ambiental, portanto, é resultado da inter-relação entre os processos social, político e cultural na constituição do pensamento e das práticas sociais.
PROFS. LAJEDO
Em decorrência, demanda-se uma proposta educativa que tente dar respostas à falência de todo um modo de vida e pensamento, calcado na razão científica objetivadora, no otimismo tecnológico e no imperativo da acumulação material. 
PALESTRAS
E num processo de Modernização Reflexiva, a educação também passa por uma revisão de pressupostos teórico-metodológicos, para trazer à tona um novo paradigma educacional.

PROFS. IBIRAJUBA
CRAS
Baseada na idéia de que um mundo globalizado pressupõe a eliminação de barreiras em todas as dimensões do existir humano, destruindo antigos parâmetros que serviram de referência na sociedade moderna industrial, para o ordenamento da vida social e das atividades humanas em geral, a educação dita ambiental carrega essa proposta de formar uma sociedade centrada na reflexividade. 



Decorrente do debate ecológico, a Educação Ambiental pode ser conceituada como sendo uma atividade intencional da prática social, que imprime ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com outros seres humanos, com a finalidade de potencializar essa atividade humana, tornando-a mais plena de prática social e de ética ambiental.

A compreensão da complexidade do mundo e da cultura exige análises mais integradas; qualquer acontecimento humano apresenta diversas dimensões, uma vez que a realidade é multifacetada. Sendo assim, a compreensão de qualquer fenômeno social requer que se leve em consideração as informações relativas a todas essas dimensões.

Imagens: Banco de dados da Escola Ambiental de Lajedo
Texto: Equipe da Escola Ambiental

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quarta-feira, 22 de junho de 2016

ARTIGO SOBRE SEMANA DA ÁGUA DISPONÍVEL NA REVISTA DIÁLOGOS - UPE

Entre os dias 16 e 20 de março de 2015 a Escola Ambiental promoveu a SEMANA DA ÁGUA em comemoração ao dia 22 de março - Dia da Água, com o objetivo de mostrar a importância do conservação e do uso consciente desta fonte renovável, com a temática "Água: uso Sustentável".

A Escola Ambiental recebeu estudantes do 6º ao 9º ano das Escolas:

  • Escola Dom Expedito Lopes,
  • Escola Professora Irene Leão,
  • Escola Mamede Bento do Amaral e
  • Escola Jean Piaget.


Na ocasião foram ministradas palestras, realizadas gincanas, práticas de reciclagem, experiências, exibição de vídeos e atividades lúdicas. Após as atividades os professores Julieta Beserra da Silva e o professor Julio César Félix, iniciaram a produção de um artigo sobre o tema abordada, o qual foi submetido para publicação na Revista Diálogos da Universidade de Pernambuco (Revista Diálogos – N.° 15 – Mar./ Abr. - 2016).
Aula teórica – slide distribuição das águas superficiais no Brasil

Aula teórica – Slide Principais Fontes Poluidoras.

Atividade lúdica da gincana – pescaria

Título: ÁGUA, USO SUSTENTÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO – PE
Resumo

Nos últimos anos, um tema que tem sido alvo de muitas discussões no âmbito acadêmico, midiático e político é o da água, quiçá pela sua escassez atingir desta vez o Estado de São Paulo, já que esse não é um tema novo no Brasil, haja vista as recorrentes secas no semiárido do Nordeste brasileiro. Diante disso, independentemente do lugar, a distribuição de água é afetada e, por conseguinte as atividades cotidianas do lar. Em meio a essa realidade, uma das formas de abrandar os efeitos da escassez de água em casa é reduzir e reutilizá-la em determinadas atividades domésticas. Com vistas nesta problemática, a Escola Ambiental de Lajedo, realizou a I Semana da Água, com foco no uso sustentável, por considerar que a Educação Ambiental para as crianças e adolescentes com a perspectiva de elucidar, sensibilizar e ensinar questões concernentes a água sãocruciais para adoção de novas formas de pensar e agir. Assim, a ideia do presente artigo é relatar uma experiência vivenciada na Escola Ambiental, cujo escopo foi o tema água. Destarte, a primeira parte deste texto, traz um aporte teórico ressaltando a relevância da água e como esta perpassa a sociedade, desde elemento indutor no processo histórico de ocupação do espaço aos usos atuais. E na segunda parte, discorre-se acerca daquilo que fora vivenciado com alunos durante a I Semana da Água.

Palavras-chaves: Água; Uso sustentável; Escola Ambiental.

Disponível em: http://www.revistadialogos.com.br/Dialogos_15/Dial_15_Julieta_Julio_Cesar.htm


Atividade lúdica da gincana – vidros

Produção de cartazes

Produção de cartazes

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sexta-feira, 17 de junho de 2016

Educação Infantil de Calçado na Semana do Meio Ambiente

Ao realizar projetos que visam o desenvolvimento sustentável, o centro de educação se compromete com o meio ambiente, a sociedade e com o futuro. A ideia é que, desde pequenos, as crianças aprendam a valorizar os recursos naturais e um modo de vida com hábitos mais saudáveis.Apesar de ser uma ação local, esses projetos sustentáveis também podem mudar o mundo. Afinal, pequenas ações diárias podem fazer toda a diferença para o ambiente. 
A cidade de Calçado é conhecida como A Terra da Lavoura, além de promover o contato direto e diário das crianças com a natureza de forma sustentável, este projeto também revaloriza as origens dos calçadenses.

Com um projeto de conscientização sócio ambiental o Centro de Educação Infantil Leonides Falcão de Oliveira, da cidade de Calçado -- PE executou brilhantemente a culminância do projeto...

"Horta da Gente", que aconteceu de 13 a 16 de junho do corrente mês, com a seguinte programação:

13/06 Entrega do livro didático;


 14/06 Palestra com nutricionista e agrônomo, aos professores da rede municipal e líderes comunitários;

15/06 Caminhada Ecológica com intervenção urbana com o plantio de 500 mudas na cidade;

16/06 Feira de Hortaliças: e exposição de produtos orgânicos.
 


AGRADECIMENTOS DA GESTORA M. Iveni Cordeiro da Silva

Venho agradecer em nome de todos que fazem o Centro de Educação,ao governo Municipal na pessoa do senhor José Elias,aos pais,alunos,Secretario de Obras Pedro Nascimento,A Secretaria de Educação Ilka Rejane ,Andréa Felix da Escola Ambiental,presidentes das associações,todos os Calcadenses. Pois ações como está evidência o compromisso que está gestão tem com a população Calçadense,uma iniciativa que terá continuidade em busca de arborizar nossa cidade,proporcionando aprendizado para nossas crianças e toda população pois encontramos nos moradores das ruas e praças por onde passamos apoio e dedicação. Este é um governo que faz. Calçado caminhando para o futuro.



Nós que fazemos o CMEA - Centro Municipal de Educação Ambiental - Lajedo / PE, fomos convidados para participar deste projeto, fizemos a doação de 200 sementes de pau-brasil e participamos do plantio das cerca de 500 mudas de árvores nativas. Ficamos encantados com a dedicação e empenho da comunidade escolar e todos que fazer a Educação Infantil daquela localidade e tivemos a certeza que não estamos sozinhos na construção de uma Educação Ambiental Transformadora.

Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente. (Sivaldo Filho).

Imagens: Centro de Educação Infantil
Texto: Escola Ambiental

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quarta-feira, 1 de junho de 2016

TAPETES PARA CORPUS CHRISTI



No dia 26 de maio de 2016 a ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO, participou do evento de decoração das ruas da nossa cidade, promovido pela Paróquia de Santo Antonio, em homenagem ao dia de Corpus Christi.
 
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.








ENTENDA:
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda" onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

Contamos com o apoio da Família Félix, utilizamos material reciclável (100 caixas de ovos para moldura, papelão e 03 baldes de cerragem e britas); através da criatividade e inovação buscamos louvar e honrar nossa participação para uma reflexão nessa data tão especiaal para todos os Cristãos.

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