sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Coleta de mudas no Parque Histórico Nacional dos Guararapes


“Considerado berço da nacionalidade brasileira e de criação do Exército Brasileiro”


A equipe da Escola Ambiental levou alguns alunos do 8º ano e 9º ano da Escola Mamede Bento do Amaral, do povoado Quatis, para uma visita ao Parque Histórico Nacional dos Guararapes em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a história de Pernambuco, participar da rotina dos soldados do Exército que patrulham os limites da área de preservação do PHNG, visitar o Bosque de Pau-brasil, árvore que originou o nome do nosso país e no bosque fizemos a coleta de mais de 350 mudas doadas pela administração do PHNG, que serão distribuídas às escolas e instituições públicas da nossa cidade.

 

 Batalha dos Guararapes

 

A Batalha dos Guararapes, óleo sobre tela por Victor Meirelles de Lima

Histórico

 

Localizado no município de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco, região metropolitana de Recife, os Montes Guararapes guardam a História de sangrentas lutas travadas por luso-brasileiros contra os holandeses, na primeira metade do século XVII, por ocasião da Insurreição Pernambucana.

Foram travadas duas batalhas, a primeira em 19 de abril de 1648 e a segunda em 19 de fevereiro de 1649, abrindo-se o caminho para a rendição definitiva do invasor e sua saída do Brasil em 1654, após assinatura da rendição na Campina do Taborda, em 26 de janeiro de 1654, pondo fim a 30 anos de guerra contra a Holanda.

 

 Criação

 

  Em 1971 é criado o Parque Histórico Nacional dos Guararapes (Decreto nº 68.257, de 19 Abr). Em 1996 é emitida pelo Sr Ministro do Exército a Diretriz Ministerial que regula as ações do Exército Brasileiro no processo de revitalização do Parque Histórico Nacional dos Guararapes.

 

 Montes Guararapes

 

 

  • Monte do Telegrafo; 
  • Monte do Oitizeiro e as 
  • Cotas gêmeas em forma de ferradura onde se encontram a igreja Nossa Senhora dos Prazeres e o Bosque Pau-Brasil.

Na Língua Tupi guarani Guararapes significa:
 “O ESTRONDO DOS TAMBORES”
  

Missão do Exército


Patrulhar exaustivamente os limites da área de preservação rigorosa mantendo o terreno das batalhas dos Guararapes livre de invasões de qualquer tipo.

 
Área de proteção rigorosa

 Pontos Turísticos


  •        Mural do Parque Histórico Nacional dos Guararapes.  
Inaugurado em 1997, imagina-se a curtíssimo prazo inaugurar junto ao mural projeto paisagístico de região de mata atlântica.
  • Administração do Parque Histórico Nacional dos Guararapes

     

     Local destinado a atividades administrativas do Parque. 

     


     

     

  • Mirante Henrique Dias. 
Inaugurado em 1997, o Mirante Henrique Dias tem comandamento sobre o terreno onde se desenvolveram as Batalhas dos Guararapes.   






  •  Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.  
Criada em 1656 pelo Governador Geral da Capitania de Pernambuco e Mestre de Campo Barreto de Menezes em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres a quem dedicava grande devoção e a quem foi consagrado a vitória das tropas Brasileiras contra o invasor Holandês.









  •   Bosque Pau-Brasil
Criado em 1997; 600 (seiscentas) árvores de Pau-Brasil. Berçário de novas árvores para fornecimento aos interessados em reflorestar o Estado de Pernambuco com a árvore que deu nome ao nosso país.






  •   Mirante André Vidal de Negreiros na Praça dos Canhões 
O Mirante André Vidal de Negreiros é um dos cinco mirantes planejados para construção do Parque Histórico;
  Na Praça dos Canhões o marechal Mascarenhas de Morais (Comandante da FEB), inaugurou uma placa alusiva a Batalha dos Guararapes.
  Eram os heróis do presente 1945, homenageando os heróis do passado (Batalha dos Guararapes 1648/1649).

























Texto e imagens: Administração do PHNG e Equipe Escola Ambiental

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...