sábado, 8 de fevereiro de 2014

Inclusão pra valer ( 2014 )










Eu, Adrielly Rosendo sou surda, tenho 20 anos e moro em Lajedo! Relatarei um pouco da minha luta em estudar.


Com 3 anos minha mãe, conseguiu me matricular, na Escola Cinderela e a diretora Gracyara, foi legal, me aceitou em sua escola mesmo não tendo professor de libras no educandário, a professora que me ensinava, não sabia nada de Libras, mas com a sua paciência e amor, me ensinou o alfabeto e os numerais de 1 até 10 e o meu primeiro nome. 

Eu achava muito difícil, pois só tinha eu que não ouvia, mas mesmo assim eu consegui aprender um pouco. 

Com 5 anos minha mãe procurou em Garanhuns uma escola que ensinasse Libras, pois na minha cidade "Lajedo" não tinha interprete. Contudo, com muito esforço, fui matriculada na Escola Dom Juvêncio de Britto da rede Estadual, lá estudei até a 4ª série em sala especial. A partir da 5ª série, estudei em sala com ouvintes com a ajuda de um interprete até a 8ª. 

Estudei mais 3 anos, no Colégio Henrique Dias onde conclui o Ensino Médio. 


Esse ano o Prefeito de Rossine junto com a Secretaria de Educação me convidaram para ensinar crianças surdas. O objetivo é valorizar a Libras como uma comunicação social e alfabetizar com igualdade de direito a todos. Lajedo dá inicio a um novo tempo e crianças com surdez não precisaram se deslocar de nossa cidade para terem aulas, é uma grande passo que está sendo dado, e outros ainda mais virão.

Estou muito feliz em poder contribuir na educação inclusiva em minha cidade. Agradeço a Deus, aos meus pais que se esforçaram até que eu terminar o 2º Grau, também agradeço aos professores e em especial de Libras que me transmitiram os conteúdos curriculares ao longo dos anos. 

Agradeço a Adalberto Ferreira meu namorado que também é surdo por me dar forças e me fazer acreditar que tenho capacidade de trabalhar vencendo os obstáculo da vida. Não posso deixar de agradecer as pessoas que me incentivaram a vencer esta etapa e nunca desistir de estudar.


Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...