sábado, 1 de fevereiro de 2014

Universitárias de Pedagogia da UVA vivenciaram Projeto Ambiental em Lajedo




As graduandas do 4º período da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA - pólo de Lajedo, em 2013 Ana Paula de Araújo, Cienilda Silva, Janicléia Correia, Claudia Vasconcelos e Maria Rozenilda, sob a orientação da Profª Mestre - Maria de Lourdes. Vivenciaram o projeto Ambiente Legal, Arborização e Jardinagem na Escola, que nasceu a partir da visita a Escola Manoel Rosendo Fernandes, localizada no sítio Santana as margens da BR 423 no município de Lajedo - PE. 

A escola conta com duas professoras e 39 alunos sendo dividas em salas multisseriada uma para 1º e 2º ano com 22 alunos e outra para o Pré I e Pré II com 17 alunos. Verificamos que a área externa da escola é ampla onde não havia nenhum tipo de plantação, tornando aquele espaço vazio. Em vista deste cenário analisamos que seria uma oportunidade para com as professoras e alunos pudéssemos também envolver os pais, para juntos trabalhar nesse projeto de arborização e jardinagem da escola. 

O primeiro passo foi o reconhecimento do local e o tipo de solo para a escolha das mudas adequadas para darmos inicio ao nosso canteiro. 

Em seguida realizamos uma aula expositiva com slides através de aparelhos multimeios onde pudemos conscientizar os alunos sobre a importância do cultivo das plantas e os cuidados que devemos ter para sua preservação. 


Realizamos a preparação do solo para depois fazer o plantio das mudas que foram doadas pela empresa Eduardo Flores e Vasos que nos forneceu alguns tipos de flores e uma muda de pau brasil. 

Os alunos tiveram contato direto com a preparação do solo e o plantio das mudas, depois de plantadas os alunos se comprometeram a regá-las e acompanhar o seu desenvolvimento. 



Com a conclusão dessas atividades percebemos que os alunos despertaram seu interesse e responsabilidade com o meio ambiente, entenderam que o pouco que fizermos estaremos contribuindo para uma melhor qualidade de vida.



Através do incentivo da Orientadora - Maria de Lourdes Amaral Lima, participamos do -  I CONGRESSO REGIONAL MULTIDISCIPLINAR Novos Desafios do Ensinar e Aprender, na cidade de Belo jardim, onde apresentamos o projeto em forma de banner ao qual foi aprovado pela banca examinadora



Participamos também do II Congresso Cientifico pedagógico, na UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), apresentamos nosso projeto na modalidade Comunicação Oral onde conseguimos atingir os requisitos exigidos pela organização.



“Agradecemos a Deus, pois Ele sempre está no comando de tudo, nossa professora Maria de Lourdes que acreditou em nosso projeto e toda equipe da escola Manoel Rosendo Fernandes, enfim a todos que direta ou indiretamente nos apoiaram nesse projeto”, afirma: Cláudia C. Vasconcelo.


Texto e Imagens: Cláudia C. Vasconcelos (5º período Pedagogia) - UVA












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...