sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ESCOLA AMBIENTAL DISPONIBILIZA TREINAMENTO PARA MONITORES

Iniciamos no dia 25 de setembro de 2014 o I - Treinamento para os monitores do "EDUCANDO COM A HORTA NAS ESCOLAS" do projeto do Governo Federal "MAIS EDUCAÇÃO". A Secretaria Municipal de Educação sempre voltada para ações concretas e com qualidade atrelou as atividades da ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO, com o projeto supra citado, estaremos vivenciando em cinco etapas um treinamento prático e teórico para os monitores das escolas do Pau-Ferro, Caldeirões e Santa Luzia.


1ª fase: Intercâmbio de Ações (área da pesquisa - Escola Manoel José do Nascimento, povoado de Queimada grande distrito da cidade de São Bento do Una)

A horta escolar permite relacionar a educação ambiental com educação alimentar e valores sociais, tornando possível a participação dos sujeitos envolvidos, desenvolvendo uma sociedade sustentável através de atividades voltadas para Educação Ambiental (EA)



Trabalhar os hábitos alimentares saudáveis com os estudantes traz melhoria da qualidade de vida, uma vez que a sociedade atual vive inserida em um meio que busca alimentos industrializados que são de fácil e rápido preparo. A escola é indiscutivelmente o melhor agente para promover a educação alimentar, uma vez que é na infância e na adolescência que se fixam atitudes e práticas alimentares difíceis de modificar na idade adulta.

2ª fase: Reuniões com as comunidades
3ª fase: Visitação as escolas com os agrônomos do IPA pra análise do terreno;
4ª fase: Treinamento Teórico e prático na ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO;
5ª fase: Implantação e acompanhamento mensal das HORTAS NAS ESCOLAS.

MONITORES: GUSTAVO CÉSAR GOMES - Escola Manoel Laurindo (sítio Caldeirões);
                        ROSINEIDE SANTOS MOURA - Escola Manoel Marcelino (sítio Pau-ferro);
                        SAMANDA ANGELO - Escola Henrique Dias (sítio Santa Luzia).

Portanto, o Programa Mais Educação por meio das atividades socioeducativas busca a melhoria da educação básica através de iniciativas que ultrapassam o ambiente escolar, inserindo a comunidade intra e extra escolar, garantir o desenvolvimento socioambiental dos alunos
Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental


ALDA LIMA ( Coordenadora Geral) afirma: "Equipe e estudantes, a semente foi plantada, agora é continuar acreditando que os frutos serão colhidos. Quando se tem compromisso como verdadeiro educador o caminho sempre é mais fácil. Não tenhamos dúvidas que educação é a opção mais forte para um futuro melhor. Que nossa caminhada seja sempre voltada para o bem comum.Otimismo, força e esperança, que dias melhores são feitos com a vontade de fazer e FAZER. Você com sua equipe acreditam, colocam em prática, consequentemente colhem os frutos.Parabéns e obrigada pela parceria e por acreditar que juntos somos mais fortes. Equipe do Projeto Mais Educação".


Foto de Alda Lima.
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Secretaria Municipal de Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...