quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Feira de Tecnologias Ambientais


 A Feira de Tecnologias Ambientais ocorreu nos dias 05 e 06 de novembro, no Espaço de Eventos do Shopping Difusora, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), através da Unidade Regional do Agreste.


A Feira de Tecnologias Ambientais visa estimular o uso de tecnologias ambientais sustentáveis e promover a oportunidade de geração de negócios, reunindo expositores que vão mostrar as melhores práticas para o desenvolvimento com base nas tecnologias verdes. A abertura do evento foi feita pelo Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente e vice-presidente da FIEPE, Anísio Bezerra Coelho e pelo empresário Conselheiro da Unidade Regional Agreste, Antônio Marcos.

Gerenciamento de resíduos sólidos
Palestrante: André Paulo de Barros
André Paulo de Barros



A equipe da Escola Ambiental participou da oficina: Gerenciamento de resíduos sólidos, no dia 05/11, com o palestrante André Paulo de Barros: Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Doutorando em Recursos Naturais - UFCG; Sócio da empresa Souza e Barros Consultoria, um publico de aproximadamente 200 pessoas.

A oficina tratou sobre:
  •  A origem do resíduo: orgânica ou inorgânica (seco ou úmido);
  •  Categorias de resíduos sólidos para fins de gestão e gerenciamento: doméstico, urbano, industrial, comercial, construção civil, resíduos de serviços de saúde, nuclear e radioativo;
  •  A classificação quanto à periculosidade do resíduo: Classe I e Classe II;
  •  Destinação adequada;
  • A Política Nacional que regula os Resíduos Sólidos Urbanos: A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
  • Co-responsabilização de toda a sociedade pelo gerenciamento dos resíduos gerados;
  • Logística Reversa;
  • Análise do Ciclo de Vida;
Mercado do Crédito de Carbono 
Palestrante: Thiago Othero


Thiago Othero


No dia 06/11 participamos da Palestra: Mercado do Crédito de Carbono com o palestrante Thiago Othero é biólogo e atua com projetos de carbono desde 2006. É responsável pela coordenação do portfólio de projetos da Sustainable Carbon e pelos serviços de consultoria em gestão de carbono e estratégias de compensação. Desenvolveu diversos projetos, com ênfase para geração de energia renovável, troca de combustível e compostagem.

A palestra focou em explicar como funciona esse mercado recente e inovador do Crédito de Carbono, que consiste na emissão de certificados para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa (GEE). 

Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono. Este crédito pode ser negociado no mercado internacional. Comprar créditos de carbono no mercado corresponde aproximadamente a comprar uma permissão para emitir GEE. O preço dessa permissão, negociado no mercado, deve ser necessariamente inferior ao da multa que o emissor deveria pagar ao poder público, por emitir GEE. Para o emissor, portanto, comprar créditos de carbono no mercado significa, na prática, obter um desconto sobre a multa devida.
A empresa que além de reduzir suas emissões consiga realizar também uma ação social, o valor do carbono dobra, é considerado Carbono Prime, além dos benefícios ao meio ambiente também trouxe benefícios a sociedade.

O Certificado do Crédito de Carbono melhora a imagem das empresas, agregando valor à marca e possibilita uma maior visibilidade no mercado, além não pagar multa por excesso de emissão e economiza energia.

Empresas que participam desse programa de compra e venda de Crédito de Carbono

  • TAM
  • Natura
  • Bradesco
  • Cerâmica Kitambar


Acordos internacionais como o Protocolo de Kyoto determinam uma cota máxima de GEE que os países desenvolvidos podem emitir. Os países, por sua vez, criam leis que restringem as emissões de GEE. Assim, aqueles países ou indústrias que não conseguem atingir as metas de reduções de emissões, tornam-se compradores de créditos de carbono.
Uma tonelada de CO2 equivalente corresponde a um crédito de carbono.
O CO2 equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas do GEE pelo seu potencial de aquecimento global. O potencial de aquecimento global do CO2 foi estipulado como 1. O potencial de aquecimento global do gás metano é 25 vezes maior do que o potencial do CO2, portanto o CO2 equivalente do metano é igual a 25. Portanto, uma tonelada de metano reduzida corresponde a 25 créditos de carbono.

Potencial de aquecimento global dos GEE:
  • CO2 - Dióxido de Carbono = 1
  • CH4 - Metano = 25
  • N2O - Óxido nitroso = 310
  • HFCs - Hidrofluorcarbonetos = 140 ~ 11700
  • PFCs - Perfluorcarbonetos = 6500 ~ 9200
  • SF6 - Hexafluoreto de enxofre = 23900


Algumas correntes defendem a ideia de que os créditos de carbono acabam favorecendo mais ao mercado do que ao ambiente, e outras defendem a ideia de que os mesmos são certificados que autorizam aos países desenvolvidos o direito de poluir. No entanto, cada país tem uma cota máxima de créditos de carbono que pode comprar para cumprir as metas do Protocolo de Kyoto; portanto, o assim chamado "direito de poluir" é limitado.









Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...