segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Conferência de Terra - Apresentação dos Grupos de Trabalhos de Iniciação Científica

Educação Ambiental no Mundo Globalizado

Dentro deste tema: Educação Ambienta no Mundo Globalizado, tivemos a oportunidade de conhecer projetos realizados em diversos lugares do país.

1. Desenvolvimento de Práticas Educativas para o Ensino Fundamental
Aprsentação: Raquel Bruna Chaves

O projeto trabalha educação ambiental e foi realizado com estudantes do 4º ano, visando a melhoria do conhecimento sobre a temática, através de palestras e gincanas, com o objetivo de incentivar a participação e o trabalho coletivo.
Tema da palestra aplicada na escola: Lixo e Reciclagem

2. Os Entraves da Multisseriação nas Escolas de Fausto Andrade de Sousa e Sebastião de Sousa Santiago em Riacho dos Cavalos - PB
Apresentação: Luana Ribeiro de Andrade

O projeto foi realizado com estudantes do 1º ao 5º ano - Multisseriadas. A precária infraestrutura do espaço escolar, a sobrecarga de trabalho aos professores e falta de acompanhamento pedagógico permite que esta distorção de idade aconteça e permaneça acontecendo nesta instituição escolar.
A intervenção aconteceu no ano de 2013 e durou até 2014 e permitiu perceber melhoria da leitura e escrita e diminuiu a distorção idade-série.


3. Uma experiência em Educação Ambiental: feira de ciências e a significância do lixo (da geração à destinação)
Apresentação: Ingrid Cândido de Oliveira Barbosa

Trabalhando a temática Educação Ambiental através da Feira de Ciências, que proporciona ao aluno aguçar sua curiosidade ampliar a aprendizagem e melhorar sua produção científica. Este projeto foi realizado com 3 turmas de 6º ano em Manaus - AM, com o tema da Feira de Ciências: A Boa Utilização do Lixo. Na feira os estudantes produziram as peças para a exposição com material reciclável, elaboraram jogos e fizeram as apresentações pra toda a escola.


4. Um olhar sobre a Educação Ambiental nas Escolas Públicas em Floriano - PI
Apresentação: Wanderson Benigno dos Santos

A Educação Ambiental era o foco deste projeto, pois os problemas ambientais afetam todos os setores: social, ambiental, etc. e precisamos mudar nosso convívio com a natureza.
Foram levantados dados bibliográficos das escolas analisadas, 3 escolas municipais e 3 estaduais e após a análise concluiu-se que a temática ambiental era trabalhada de forma insuficiente e que os professores precisavam trabalhar a Educação Ambiental de forma transversal.


5. A Educação Ambiental em Espaço não Formal no Processo Ensino-Aprendizagem como Subsídios para o Ensino de Biologia
Apresentação: Larissa Lima Queiroz

O Instituto Federal do Amazonas, nos cursos de Eletrônica e Mecatrônica, dão pouca atenção ao ensino de Biologia, principalmente a Educação Ambiental. Por isso este projeto foi idealizado para promover uma sensibilização através da educação sócio-ambiental não formal. Afinal o Instituto é cercado pela Floresta Amazônica e os estudantes precisam ter a consciência de Preservação.
Foi aplicado um questionário pré-procedimento, para analisar  nível de conhecimento dos estudantes, logo após, foi escolhido um tema para trabalhar com palestras e aula de campo. O tema escolhido foi Artrópodes e a aula de campo foi no Museu da Amazônia - MUSA

6. O Conceito de Educação Ambiental Sob a Ótica de Professores do Município de São Bento, Paraíba
Apresentação: Rafael Francisco Lopes Silva

O projeto teve com objetivo analisar o nível de conhecimento dos professores de todas as áreas do conhecimento, pois estes que devem repassar as informações sobe Educação Ambiental e desta forma precisam está sempre bem informado. A  análise foi realizada em 3 escolas da rede municipal e constatou o baixo nível de conhecimento sobre Educação Ambiental.


7. Problemas Ambientais no Bairro: Reflexão a partir dos olhares de estudantes do ensino fundamental II e escolas públicas de João Pessoa - PB
Apresentação: José Nildo Frutuoso de Arruda

Os bairros nas cidades brasileiras apresentam diversos problemas, e ninguém melhor para detectá-los do que os moradores. O projeto buscou relacionar o homem com o meio ambiente e a parti de entrevistas com os alunos, detectaram-se os problemas e foram apresentadas propostas para solução da realidade local.

8. Educação Ambiental e Sanitária Pelo Bem Estar Humano e Animal
Apresentação: Alfredo Rosas de Lima Júnior

A companhia de animais traz bem estar psicológicos, sociais e fisiológicos. Este projeto visa levar educação Ambiental e Sanitária para bairros carentes, estimulando a adoção consciente e responsável.
Primeiro foi realizado um levantamento do quantitativo de animais, através de entrevistas, depois uma palestra com a comunidade local sobre Saúde Animal e Prevenção de Zoonoses, com distribuição de folhetos e campanha de vacinação.

9. Caravana do Meio Ambiente: socializando a preservação os recursos ambientais em escola do brejo paraibano
Apresentação: Rodrigo Garcia Silva Nascimento

Este projeto leva experimentos a partir do Sistema Ar-Água- Solo-Planta. O projeto é chamado Experimentoteca (caixa om experiências). Primeiro é realizado uma aula teórica e depois os alunos realizam as experiências em grupo.


Texto e Imagens: Julieta Beserra

Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...