quinta-feira, 16 de abril de 2015

2015 - ANO INTERNACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO


No dia 15 de abril comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de um conservacionista dos Estados Unidos, que desempenhou importante papel nesta área: Hugh Hammond Bennett (1881–1960), considerado o “pai” da conservação do solo.

A composição do solo geralmente contém partículas sólidas, água e ar. A parte sólida ocupa mais ou menos 50% da quantidade de um solo: cerca de 45% representam a matéria mineral e 5% a matéria orgânica. Os outros 50% são ocupados por mais ou menos 25% de água e 25% de ar.


O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação capaz de permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente.

Estima-se que cada centímetro do solo demora em média de 100 a 400 anos para se formar. Sabendo disso, fica clara a importância da preservação.

A agricultura, atividade econômica que mais depende de fenômenos e elementos naturais, tem a qualidade do solo como um importante fator para sua existência, porém não cabe apenas à agricultura o interesse pelo assunto. Os grandes centros urbanos contribuem para a degradação dos solos com a ocupação de terras férteis, que poderiam ser utilizadas para conservar os recursos naturais, além da erosão, contaminação por produtos químicos, impermeabilização causada por estradas, edifícios, calçadas e estacionamentos, o que prejudica a qualidade de vida da população

Dicas para conservar o solo:

  • Evite calçadas de concreto, pois altera o pH da terra, causa aquecimento e impede trocas gasosas;
  • Use pisos permeáveis, além de protegerem a terra, auxiliam a infiltração da água das chuvas;
  • Quando fizer uma obra, guarde o solo superior, cerca de 30 cm (ele é cheio de microvida e matéria orgânica), se sobrar terra ao final da obra, espalhe uma camada pelo seu jardim, ofereça aos seus vizinhos, jogue em áreas verdes. Terra é muito preciosa para ser misturada ao entulho e chamada de "lixo";
  • Não estacione sobre a grama, pois isto compacta a terra, impede que ela respire e dificulta a infiltração da água das chuvas. Também evitará que pingos de óleo e gasolina contaminem o seu jardim;
  • Plantar diferentes espécies de vegetação juntas, em um mesmo canteiro, ajuda a manter o equilíbrio do solo;
  • Dê preferência aos adubos orgânicos. Os adubos químicos, quando em excesso contaminam a terra, e podem aumentar a salinidade do solo.

http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/ecocamara/dia-da-conservacao-do-solo-uma-data-para-se-pensar


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO