quarta-feira, 15 de abril de 2015

ATERRO SANITÁRIO DE LAJEDO recebe doação de mudas da Fundação Bradesco



O Aterro Sanitário de Lajedo recebeu no dia 14 de abril uma doação de 200 mudas para ampliar e regularizar o passivo ambiental da reserva florestal, localizada na região norte do Aterro Sanitário, medindo aproximadamente 2 ha², com mata nativa da região do agreste,  que ocorre entre a zona da mata e o sertão, apresentando características que oscila entre caatinga e vegetação da região sertaneja.

As atividades de reflorestamento promovem o sequestro de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e desempenha um importante papel no combate ao efeito estufa.


Em um ano, uma árvore inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas viverem por um ano.

As raízes das árvores reforçam o solo e suas folhas dispersam as gotas de chuva, de forma que, a chuva é espalhada de modo homogêneo e suave, sem cair de forma torrencial. As áreas arborizadas têm papel, importante na preservação da Fauna e da Flora silvestres.




Texto e imagens: Julieta Beserra

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Um comentário:

  1. O processo de desertificação em Lajedo está avançado demas para se reflorestar, mas não custa criar focos de interesse. Uma grande iniciativa por parte dos diretores e organizadores do setor. Precisamos criar leis de concientização ambiental; tombamento de árvores de porte e idade calculavel. As pessoas estão se tornando dependentes do regime urbano, se tornando escravos da indústria. Não se ver um governo tanto municipal como estadual se preocupar com a Zona Rural. No município de
    Lajedo (minha casa) não se vê interesse por essa causa perdida por parte das autoridades. Na feira do troca-troca os últimos pássaros silvestres sendo vendidos a troco de banana, e a Polícia Militar (que na falta do IBAMA é responsável) nem sequer sabe de suas obrigações...

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO