segunda-feira, 13 de abril de 2015

Escola Ambiental participa do “Seminário Todos por Pernambuco”



No dia 10 de abril, Garanhuns sediou o evento “Seminário Todos por Pernambuco”, que registrou a participação de mais de 1.592 pessoas inscritas no evento e contou com a presença de representantes de 26 municípios do Agreste Meridional.


O primeiro a saudar os convidados foi o Prefeito de Garanhuns Isaias Regis, seguido pelo Secretário Estadual de Planejamento e Gestão Danilo Cabral e o Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Estavam presentes deputados estaduais e federais, prefeitos, secretários municipais e a população em geral.
Prefeito de Garanhuns
Secretário Estadual de Planejamento e Gestão Danilo Cabral
Governador de Pernambuco Paulo Câmara

O projeto "Todos por Pernambuco" tem o objetivo de estabelecer um canal de comunicação permanente com a sociedade. Implantado e em funcionamento, desde março de 2008, o Modelo Todos por Pernambuco trouxe à gestão pública, no Estado, com a concepção democrática e regionalizada, assumindo a proposta de trazer as necessidades e anseios das diversas regiões do Estado para o centro do processo de planejamento das políticas públicas. 

a população ao inscrever-se escolhia uma das 8 salas temáticas relativas a uma das áreas de atuação do governo.


CIDADANIA

Propostas relativas ao esporte e ao lazer, mercado de trabalho, criança e juventude, mulher, promoção de igualdade e assistência social.


ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

Propostas referentes ao turismo, à proteção ambiental, à pesquisa científica, às indústrias, aos arranjos produtivos e à tecnologia.


SAÚDE

Propostas relacionadas à qualidade do serviço de saúde pública.


SEGURANÇA

Propostas referentes à melhoria da segurança pública.


INFRAESTRUTURA

Propostas relacionadas à urbanização, estradas e rodovias.


EDUCAÇÃO E CULTURA

Propostas relativas aos ensinos Fundamental, Médio e Superior, à Educação Profissionalizante, ao fomento à cultura e a outros assuntos relativos à educação e à cultura.


ÁGUA

Propostas relativas ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário.


DESENVOLVIMENTO RURAL

Propostas relacionadas à agricultura, à pecuária e ao combate à seca.



Os professores da Escola Ambiental de Lajedo participaram das salas temáticas:


ÁGUA


No debate foram apresentadas propostas sobre:

Revitalização de mata ciliar, construção de barragens, investimentos em perfuração de poços artesianos e abastecimento de água por meio de carro pipa, dentre estas propostas a Escola Ambiental contribuiu com as seguintes:

Repensar a regionalização pautada em regiões de desenvolvimento, pois a mesma fragmenta as bacias hidrográficas, que são unidades regionais de planejamento, e por isso devem ser consideradas em sua totalidade territorial.

  • Reestruturar os comitês de bacias hidrográficas para que todos os municípios sejam engajados, abarcando a bacia hidrográfica em seus pormenores territoriais.
  • Acondicionar as municipalidades com recursos financeiros e técnicos para que possam intervir na problemática ambiental dos rios das bacias em que estão inseridos.




ECONOMIA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO


No encontro foram apresentadas propostas sobre:

Distribuição igualitária de água, Conservação de rios, Uso controlado de agrotóxico, Investimento em turismo de cidades interioranas, Ampliação de parques industriais, dentre estas propostas a Escola Ambiental contribuiu com as seguintes:

  • Revitalizar e tornar os Caldeirões, considerado um símbolo e ponto turístico de Lajedo, um parque ecológico;
  • Tornar a Escola Ambiental de Lajedo um centro para capacitação e formação de educadores ambientais e sementeira para distribuição de mudas para atender o município e a região;
  • Acondicionar com recursos técnicos e financeiros, para incentivar, projetos de proteção ambiental com o apoio de instituições públicas e com a participação da população;
  • Apoiar e incentivar a pesquisa científica através do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Lajedo e a Escola Ambiental de Lajedo, para ampliar o conhecimento sobre a cidade; e
  • Implantar a coleta seletiva no município.

No encontro que teve com o governador Paulo Câmara, o prefeito Rossine Blesmany requereu ao Governo de Pernambuco que implante com urgência um Batalhão e uma Delegacia Seccional (regional) em Lajedo com o propósito de reduzir a violência no nosso município.

No que se refere à infraestrutura, a Secretaria de Obras de Lajedo fez algumas solicitações como a reforma e ampliação do terminal rodoviário, a pavimentação da estrada que liga Lajedo a Calçado, a implantação de redutores eletrônicos de velocidade nas PE's 170/180 e a duplicação do abastecimento de água do município.




Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental
Prefeitura municipal de Lajedo

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

BLOG EM MANUTENÇÃO