terça-feira, 28 de abril de 2015

Semana da Alfabetização Cartográfica - "Mapeando o Eu" com o Instituto Presbiteriano - IP




Em comemoração ao Dia do Planeta Terra a ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO promove 2 semanas de ATIVIDADES GEOGRÁFICAS PRÁTICAS.



No dia 23 de abril os estudantes do Instituto Presbiteriano Rev. Luiz de França - IP participaram das atividades da SEMANA DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA na Escola Ambiental com a temática "Mapeando o Eu".

A cartografia é um conteúdo essencial para as crianças compreenderem as relações entre espaço e tempo, permite também que o aluno atenda às necessidades que aparecerão no seu cotidiano de localização e também estudar o ambiente em que vive.

A representação do espaço precisa ser dominada até o fim do Ensino Fundamental. Interpretar e produzir mapas são habilidades que se formam gradualmente, por isso é preciso desenvolver atividades com esse objetivo desde cedo.

A Escola Ambiental esta realizando a Semana de Alfabetização Cartográfica e durante atividades práticas, as crianças receberam algumas informações básicas, como por exemplo o título do mapa e a função da legenda, para conseguir interpretar e produzir o mapa do seu próprio corpo.

As crianças formaram duplas e cada uma fez o contorno do companheiro de dupla, e logo após desenharam olhos, boca, nariz, orelhas, roupa e assim também puderam praticar lateralidade e proporcionalidade. Ao mapear o próprio corpo, o aluno toma consciência de sua estatura, da posição de seus membros, dos lados de seu corpo.

















Texto: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/introducao-cartografia-629253.shtml
Imagens: Julieta Beserra e Julio César 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...