quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

ALINHAMENTO RARO DE 5 PLANETAS


Pela primeira vez em 10 anos Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser apreciados a olho nu, alinhados simultaneamente, entre o horizonte e a lua. Estes planetas irão formar uma linha que se estenderá do horizonte leste ao oeste. É um evento bastante incomum, que começou na quarta-feira, 20 de janeiro, e vai durar exatamente um mês, até 20 de fevereiro.

Os planetas mais fáceis de serem vistos são Vênus e Júpiter. O planeta mais difícil de ser visto é Mercúrio, isso ocorre porque o planeta estará muito próximo ao horizonte, assim ele fica facilmente "escondido" e além disso, ele só aparece durante a madrugada.

As horas e os dias em que cada planeta podem ser vistos no céu variam conforme a localização na Terra.

O primeiro a aparecer será Júpiter e devido ao seu brilho, será facilmente visto, mesmo em áreas urbanas; o Planeta Vermelho, Marte, virá em seguida; Saturno estará mais abaixo; seguido de perto por Vênus e por último será Mercúrio.

Mercúrio é o mais próximo do Sol, ele estará muito próximo do horizonte, o que o torna visível por um curto período de tempo, bem antes do nascer do sol, cerca de uma hora antes. Por outro lado, o ápice desse alinhamento acontece no dia 06 de fevereiro, quando Mercúrio atingirá seu ponto mais alto no céu (máxima elongação), ou seja, será muito mais fácil encontrá-lo nessa data.

Estes planetas possuem diferentes ciclos anuais e estão distantes milhões de quilômetros um do outro. Vale lembrar que o alinhamento será apenas visual no céu noturno, do ponto de vista de quem está aqui na Terra, pois os planetas não estarão alinhados de fato.
 

Créditos: Solar System Scope
OS PLANETAS

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e está localizado entre o Sol e o planeta Vênus.

Mitologia romana: Tem esse nome em homenagem ao deus da Mercúrio (mensageiro do deus Júpiter). O deus Mercúrio era encarregado de levar as mensagens de um deus para o outro. Para isso, contava com alguns aparatos como uma bolsa, sandálias, um capacete com asas, uma varinha de condão e o caduceu.
Mitologia grega: Mercúrio, correspondendo a Hermes. Ele era o deus dos viajantes, ladrões e do comércio, sendo também, a personificação da inteligência.


Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar (40% menor do que o planeta Terra). Seu período de rotação é de 58 dias e 15.5 horas. Em função de sua proximidade do Sol, este planeta apresenta temperaturas altíssimas. A temperatura média na superfície de Mercúrio é de 126°C, podendo chegar na máxima de 425°C.

Hermes
 Vênus está localizado entre os planetas Mercúrio e Terra, o segundo planeta a contar do Sol. Vênus é um dos astros mais brilhantes do céu no período noturno.

Mitologia romana: Tem esse nome em homenagem a Vênus, deusa do amor e da beleza. Segundo o mito, Vênus era o ideal de beleza feminina. A deusa possuía um carro puxado por cisnes.
Mitologia Grega: Equivale a deusa Afrodite.

Vênus possui composição, tamanho e massa parecidos com as do planeta Terra, é o planeta mais quente do sistema solar. A temperatura média na superfície deste planeta é de 461°C. O ano de Vênus corresponde a 224 dias terrestres e é conhecido popularmente como "Estrela Dalva".

Afrodite
Marte é o quarto planeta em distância em relação ao Sol e pode ser visualizado sem ajuda de telescópio do planeta Terra.

Mitologia romana: Marte era o deus da guerra. Era representado como um guerreiro, representante do poder militar que garantia a paz em Roma. Era também entendido como o guardião dos agricultores e da agricultura.
Mitologia grega: Deus Ares.

Marte tem uma atmosfera rarefeita e assemelha-se à Terra em vários aspectos. Sua atmosfera é formada de elementos tais como: gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio. A temperatura média de Marte é de aproximadamente 59 graus Celsius negativos. A duração do ano neste planeta é de 687 dias terrenos. Muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro é predominante em sua superfície que lhe dá uma aparência avermelhada.
Ares
Júpiter é o quinto planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol. Já com relação à massa e diâmetro, Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar.

Mitologia romana: Júpiter era o deus romano do dia.
Mitologia grega: Deus grego Zeus, o rei dos deuses e dos homens; reina no Olimpo, e, com um movimento de sua cabeça, agita o universo.

Júpiter possui um sistema de anéis, formado de partículas sólidas, que o circunda na região equatorial. A duração do ano (duração do movimento de translação) é de 12 anos e a temperatura é em orno de 120ºC.

Zeus
 Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar.

Mitologia romana: Saturno é um deus romano do tempo.
Mitologia grega: Deus grego Cronos.

Ao redor do planeta existem anéis formados por restos de meteoros e cristais de gelo. Possui 60 satélites ou luas, sendo as mais conhecidas: Titã, Encélado, Mimas, Tétis, Febe e Japeto. O movimento de rotação (ao redor de seu eixo) dura cerca de 10,5 horas. Saturno leva 30 anos terrestres para completar o movimento ao redor do Sol. A temperatura média é de 170ºC negativos.

Saturno

Texto: http://www.galeriadometeorito.com/2016/01/alinhamento-raro-de-5-planetas.html#.VqlhtyorLIU
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160119_planetas_mdb
http://www.suapesquisa.com/astronomia/planeta_mercurio.htm
http://www.suapesquisa.com/astronomia/planeta_venus.htm
http://www.suapesquisa.com/marte/
http://www.suapesquisa.com/astronomia/planeta_jupiter.htm
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/planeta_saturno.htm

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO -PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...