segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dia do Astronauta - Marcos Pontes: o primeiro brasileiro a ir ao espaço

O Dia do Astronauta é comemorado no Brasil no dia 9 de Janeiro em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em 2006, e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS). Pontes se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço, após oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos).

Em 1998, Marcos Pontes, formado em engenharia aeronáutica e piloto de caça da FAB, foi selecionado para o programa espacial da NASA. Em dezembro de 2000, foi declarado oficialmente um astronauta da NASA.

Em 1961, o cosmonauta da então União Soviética, Yuri Gagarin, inaugurou uma nova fase na corrida espacial com a frase “A Terra é azul”. Era o dia 12 de abril e aquela era a primeira vez que um ser humano chegava ao espaço. Antes dele, a cadela Laika, também a bordo de uma espaçonave soviética, já havia passeado pela órbita terrestre.

Um astronauta ou cosmonauta é uma pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculares.

ASTRONAUTA X COSMONAUTA

Os nomes astronauta e cosmonauta foram diferenciados durante o período da Guerra Fria. O nome Astronauta era utilizado pelo bloco Capitalista e o nome Cosmonauta pelo bloco socialista.

A corrida espacial polarizou os conflitos da guerra fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. A resposta americana viria anos mais tarde. Em 20 de julho de 1969 uma nave tripulada pousava em solo lunar. O astronauta Neil Armstrong emocionou o mundo ao dar os primeiros passos e dizer: "Este é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade".

O Projeto Apolo foi um conjunto de missões espaciais coordenadas pela NASA com o objetivo de colocar o homem na Lua. O projeto culminou com o pouso da Apollo 11 no solo lunar em 20 de julho de 1969. A Apollo 11 foi tripulada por Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. Apenas Armstrong e Aldrin desceram a superfície lunar, e ficaram lá por quase três horas, tirando fotos e coletando materiais. O objetivo de explorar a Lua foi abandonado em 1972, com o voo da Apollo 17, devido a falta de verbas e o desinteresse da opinião pública com o projeto.

Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins
Atualmente, a conquista espacial é uma objetivo que reúne várias nações. A ISS (Estação Espacial Internacional) é o resultado do esforço de 16 países, entre eles o Brasil.

BRASIL

  • O Programa Espacial Brasileiro teve início em 1965 com a montagem de uma estação de rastreio no arquipélago de Fernando de Noronha.
  • Em 1990 o primeiro satélite brasileiro foi lançado.
  • Em 1993, o foguete de sondagem brasileiro VS-40 realizou seu voo inaugural, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.
  • Em 1994, a Agência Espacial Brasileira (AEB) é criada. Nesse mesmo ano, realizou-se a Operação Guará – primeira campanha de lançamento de foguetes de sondagem no CLA.
  • Em 1997 o Brasil ingressou no Programa da Estação Espacial Internacional (ISS).
  • Em 2014, o Brasil lançou seu primeiro foguete de propulsão líquida.


ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL

A Estação Espacial Internacional (EEI), é um laboratório espacial utilizado para realização de experiências científicas cuja realização na superfície terrestre seria difícil, mas atualmente a estação está pronta para suportar tripulações de seis astronautas. Ela encontra-se em órbita baixa (entre 340 km e 353 km) e pode ser vista da Terra a olho nu.

CURIOSIDADES SOBRE O COTIDIANO DE UM ASTRONAUTA

1. Ao torcer um pano molhado, a água não sai dele.
2. É preciso cortas as unhas em cima de um duto de ar, para que elas não saiam flutuando.
3. Astronautas comem tortillas ao invés de pão, para evitar migalhas voando. 
4. Não há como cuspir no espaço, então após escovar os dentes, eles precisam engolir a pasta.
5. Não dá pra usar água pra se barbear, então os astronautas usam um creme especial que impede, também, que os pelos saiam voando.
6. Máquinas de cortar cabelo tem um tubo acoplado para aspirar todos os fios cortados.
7. Os vegetais chegam desidratados à vácuo. E precisam ser reidratados em uma máquina especial. 
8. Para dormir, eles utilizam sacos de dormir especiais, presos as paredes, para não flutuarem e baterem em equipamentos ou outros tripulantes.
9. Se um astronauta chora, a água fica na sua cara.
10. Para evitar atrofia muscular causada pela ausência de gravidade, a tripulação da Estação Espacial Internacional faz atividades físicas em uma academia espacial durante duas horas e meia por dia.



OBSERVAÇÃO: Para alguns cientistas a ida do homem a lua é uma fraude organizada pela NASA. As fotografias tiradas pela missão Apollo, os passeios lunares e alguns acidentes técnicos anteriores à primeira missão com êxito, continham “anomalias” que haviam sido descobertas por fotógrafos experientes e investigadores. Em livros, filmes e sites, há cada vez mais argumentos "científicos" para defender a ideia de que tudo não passou de uma conspiração americana para cumprir o objetivo proposto, em 1961, pelo presidente John Kennedy, de que os EUA fariam uma viagem tripulada à Lua antes do fim da década de 1960 (tudo para passar à frente dos soviéticos na chamada corrida espacial). Algumas evidencias são citadas como: a brisa na bandeira americana, ausência da marca do impacto da nave na superfície, múltiplas fontes de iluminação, a falta de estrelas nas fotos, etc. no entanto essas afirmações ainda não foram comprovadas cientificamente.

 FILMES SOBRE VIAGENS ESPACIAIS

Perdido em Marte (2015)
Interestelar (2014)
Gravidade (2013)
Elysium (2013)
Oblivion (2013)

Texto: http://www.infoescola.com/exploracao-espacial/programa-apollo/
http://noticias.terra.com.br/mundo/homem-na-lua/
http://www.zedudu.com.br/hoje-dia-do-astronauta/
http://super.abril.com.br/tecnologia/a-viagem-do-homem-a-lua-foi-uma-farsa


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...