terça-feira, 16 de maio de 2017

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO NA ESCOLA AMBIENTAL


A ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO, recebeu no dia 12 / 05/2017 a visita Técnica da Coordenadora Geral da Educação Ambiental do Estado de Pernambuco a Profª Genilse Candido Gonçalves, que veio através do empenho da Gestão da Escola Ambiental em busca de parcerias com o Governo do Estado.


Em 2013 a gestão da Escola Ambiental esteve no SEMAS com um pedido de avaliação do trabalho que estava apenas começando, em alguns eventos e encontros no Estado de Pernambuco a gestora manteve contato direto com a diretoria de Educação Ambiental do SEMAS, e após conversas informais o Governo do Estado mostrou-se interessado nas ações e atividade desenvolvidas em Lajedo. 

A Secretaria Municipal de Educação Neide Félix, não poupa esforços para que a Escola Ambiental mantenha a cada ano um alto nível em suas realizações, tanto que, a exemplo em 2015 enviou os profissionais da Instituição para serem capacitados no Planetário de Arapiraca e em 2016 deu total condição para reativação do equipamento que estava inoperante e em péssimo estado para funcionamento, ainda em 2016 autorizou a manutenção e os reparos para que a escola pudesse receber seus mais de 3.500 visitantes com conforto e em uma estrutura renovada. Não podemos deixar de citar o envio da equipe para participar de eventos, palestras e formações a última com a Companhia Energética de Pernambuco (CELPE). Se hoje somos destaque não poderemos deixar de lembrar a incansável luta da Secretária em manter um alto padrão na Escola Ambiental que hoje é referência não apenas no estado de Pernambuco, mas em vários estados do Nordeste.

A ESCOLA AMBIENTAL, é pioneira e vanguarda nas ações sócio-ambientais, em saúde ambiental e educação. Acompanharam a inspeção a Eng. Ambiental do Município a Srtª Letícia Cavalcante e o Diretor do Aterro Sanitário Cícero José e acompanharam da reunião o Presidente dos Conselhos Municipais Marcos Viana e o Empresário em Reciclagem Marcos André. 

A Visita Técnica em pessoa da Chefe do Departamento de Educação do Estado mostra que Lajedo está a frente de muitos municípios do Estado, e após a avaliação a Escola Ambiental de Lajedo, será a 1ª Escola Municipal a receber um viveiro para mudas do semiárido, que servirá como piloto para futuras instalações em outras escolas do Estado de Pernambuco, e que além disso, trará novas possibilidades na área da Botânica, Ecologia, Fitoterapia e Meio Ambiente. 

Como presente recebemos 200 mudas de IPÊ, que serão destinadas a Paróquia de Santo Antonio nas festividades do Padroeiro da cidade "Santo Antonio" que trabalhará a temática: "Cessem as palavras e falem as obras!"

A implantação está prevista para o mês do meio ambiente JUNHO, e a sua manutenção ocorrerá de maneira sustentável e com a participação das crianças do nosso município. O próximo passo será a assinatura oficial do Convênio para implantação da estufa na área da Escola Ambiental.


 


Texto e Imagens: Escola Ambiental de Lajedo - PE

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...