quinta-feira, 1 de junho de 2017

I BioGeo em Belo Jardim - Minicurso: Atividades práticas no Ensino de Geografia e Ciências Biológicas


A equipe da Escola Ambiental participou na noite desta quarta-feira, dia 31 de maio, do encerramento do I BioGeo, Semana Integrada de Ciências Biológicas e Geografia da FBJ, na Autarquia Educacional do Belo Jardim, com a temática: “Um olhar sobre o Meio Ambiente”.
O minicurso, ministrado pelo Prof. Julio César e a Prof.ª Julieta Beserra, abordou atividades práticas no Ensino de Geografia e Ciências Biológicas, especificamente com o conteúdo Solo.

No decorrer do minicurso foram apresentados algumas atividades práticas realizadas na Escola Ambiental e na Escola Jean Piaget, com alunos do Ensino Fundamental II. Para trabalhar atividades práticas é de suma importância iniciar com uma base teórica, com questionamentos que permita ao aluno refletir sobre a temática antes de iniciar o conteúdo. Para realizar essa aula é necessário dividi-la em dois momentos: o primeiro momento seria na forma de aula expositiva com uso do data show, a partir de conceitos e leitura de imagens; num segundo momento os alunos seriam divididos em grupos para coleta do material e realização dos experimentos.

Na ocasião foram apresentados fotos das atividades realizadas na Escola Ambiental com alunos da rede pública e particular de ensino, com a produção em grupo de um Perfil do solo. Em seguida o Prof. Julio César relatou as atividades realizadas no projeto da Escola Jean Piaget com os estudantes do 7º ano. No projeto foram desenvolvidas 7 experiências e apresentadas para os alunos do Ensino Médio.

Estudantes dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas no I BioGeo em Belo jardim



1º Experimento: Perfil do solo – o processo de formação do solo


Aula sobre Solo com os alunos da Escola Municipal José Nonato



Aula sobre Solo com os alunos da Escola Jean Piaget













2º Experimento: Porosidade do solo

3º Experimento: Ar no solo

4º Experimento: Infiltração da água no solo

5º Experimento: Erosão pluvial

6º Experimento: Erosão fluvial

7º Experimento: Erosão eólica


Texto e imagens: Julieta Beserra

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...