sexta-feira, 2 de março de 2018

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO TEM SEU NOME NO CENÁRIO NACIONAL



A Escola Ambiental inicia o ano letivo com mais um reconhecimento pelas atividades realizadas na área de Educação Ambiental, com a reutilização de resíduos sólidos. O projeto PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS COM A REUTILIZAÇÃO DE PNEUS foi reconhecida como “Prática de Referência Educares”. Em 2017, em todo o Brasil apenas 22 práticas foram homologadas na plataforma digital do Ministério do Meio Ambiente, essa já é o segundo projeto vinculado a plataforma, o primeiro projeto a ser reconhecido aconteceu de 2013/2014 com o tema "Estrutura e Funcionamento do Aterro Sanitário de Lajedo – PE, teoria e prática" http://educares.mma.gov.br/index.php/reports/view/99. 

A Educação Ambiental de Lajedo - PE é reconhecida como um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Em Lajedo, a Escola Ambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, realiza atividades educacionais inovadoras em parceria com as demais secretarias, entidades religiosas, empresas privadas e Organização Não-Governamentais – ONG’s.

As atividades realizadas nos últimos 05 anos evidenciam a importância de práticas ecologicamente corretas e o incentivo da participação da sociedade na proteção ao Meio Ambiente 5 mil pneus foram reutilizados de forma pedagógica,lúdica e recreativa.
Praça Ecológica Nossa Senhora das Graças no Aterro Sanitário de Lajedo - PE, composta por cerca de 4 mil pneus

Início do Projeto “Práticas Sustentáveis com a Reutilização de Pneus” com a oficina de puffs em
parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Lajedo – SCFV

Revitalização dos canteiros do povoado de Santa Luzia em parceria com a Escola Municipal Henrique Dias

Assessoria na criação do playground no Colégio Normal de Lajedo

Esse reconhecimento a nível Nacional é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), lotado na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC) em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ) criaram a ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (EducaRES).



EducaRES é uma plataforma pública, onde podem ser registradas e difundidas experiências no contexto da PNRS. Mais de 200 experiências de 2013 a 2017 relacionadas à Educação Ambiental e comunicação social com resíduos sólidos já se encontram disponíveis para acesso.

A partir dessa ferramenta digital, gestores, catadores de material reciclável e cidadãos em geral têm a oportunidade de buscar boas iniciativas que podem auxiliar no gerenciamento de resíduos de todas as regiões do país.

Essas práticas servem como referência de composição para materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos produzidos pelo Governo Federal. 

A partir de uma infraestrutura tecnológica colaborativa e de código aberto, a plataforma virtual EducaRES oferece ao público um mapa georreferenciado com as iniciativas brasileiras cadastradas, facilitando a visualização das práticas inspiradoras no território nacional.


Texto e imagens: Escola Ambiental de Lajedo
Fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/plataforma-educares-excelentes-solucoes-em-gestao-de-residuos-solidos/

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...