quarta-feira, 16 de outubro de 2019

1º Campeonato de Lançamento de Foguetes de Lajedo

Ocorreu no dia 9 de outubro, na Escola Municipal Henrique Dias, o 1º Campeonato de Foguetes com garrafa PET. O lançamento foi realizado no campo de futebol do Povoado de Santa Luzia.


O campeonato é um projeto interdisciplinar que busca fomentar o interesse dos jovens por atividades práticas que envolva conceitos nas disciplinas de Matemática, História, Artes, Ciências, entre outras, promovendo a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando toda a comunidade escolar.

As inscrições para participar do campeonato ocorreram no mês de agosto, em duas categorias, Nível 1, para os alunos do 4º e 5º ano, e Nível 2, para os alunos do 6º ao 9º ano.

O grau de dificuldade para construção do foguete era definido de acordo com a categoria:

Nível 1 - Foguete de canudo de papel que voa por simples impulso.
Nível 2 - O foguete pode ser construído com duas ou mais garrafas PETs, presas a uma base de lançamento fixado ao chão e terá como propulsor ÁGUA e AR COMPRIMIDO por uma bomba manual de encher pneus de bicicletas.

Durante o campeonato os professores posicionaram cones para medir a distância alcançada pelos foguetes das equipes. Os vencedores de cada nível receberão medalhas e certificados durante um evento de premiação ainda em outubro.

Essa atividade compõem uma das etapas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019, cuja Escola Municipal Henrique Dias está inscrita, sob coordenação regional da Professora Andréa Félix, gestora da Escola Ambiental de Lajedo.

Equipes do Nível 1

1º lugar: Foguetão - 38,60 metros
2º lugar: Em direção a lua - 27,27 metros
3º lugar: Raio - 19,30 metros



Equipes do Nível 2

1º lugar: Apolo 11 - 81,85 metros
2º lugar: Saturno V - 76,50 metros
1º lugar: Nasa - 65,54 metros

Apollo 11

Saturno V

Nasa

Voyage 1

Neil Armstrong

V2

Moab

Atlas

Ausroc IV

Raptor

Texto e imagens: Escola Ambiental de Lajedo - PE


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
ESCOLA AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...