quinta-feira, 7 de novembro de 2019

EMDEL de portas abertas para a SNCT - 2019

A 16º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, conta com a colaboração de universidades e instituições. Em Lajedo, na sua segunda edição, foi proposta pela Professora Andréa Felix, coordenadora regional do Agreste Meridional, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Lajedo – PE, com o tema principal Bioeconomia: Diversidade e riquezas para o desenvolvimento sustentável. As atividades foram realizadas na Escola Municipal Dom Expedito Lopes, nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2019.

A escola passou por um período preparatório vivenciando, de forma concreta, com os alunos a temática durante as aulas. O evento coletivo multidisciplinar foi realizado durante três dias consecutivos, nos quais os alunos interagiram de forma significativa, interativa e social. A troca de conhecimento foi adquirida durante as aulas com os demais alunos, professores e a comunidade escolar. Em meio ao projeto foram realizados diversos trabalhos, que promoveram de forma criativa e crítica a disseminação do tema abordado.

Durante as atividades do dia 23 foi realizado um seminário pelos alunos do 7º Ano “B” com o apoio das professoras Maria Madalena de Carvalho e Elisângela Queiroz, cuja temática foi: Sustentabilidade Social, Ambiental e Econômica. Conscientizando a todos sobre o problema causado pelo descarte de pilhas e baterias no lixo comum, seu impacto ambiental e a forma correta de realizar a reciclagem desse material. Foi confeccionado também um papa-pilha e doado à Escola Ambiental, para que a mesma, como a nossa escola, torne-se ponto de coleta desse material, dando assim um destino adequado.

No dia 24 foram realizadas apresentações de paródias com o tema: Valorizando a sustentabilidade e promovendo o meio ambiente, pela professora de português Januária Lira e os alunos do 9º Ano “A”. O tema Desastre ambiental: A vida ameaçada, impactos das queimadas e manchas de óleo no Brasil, foi muito bem apresentada pelos alunos do 6º Ano “A” com o professor de história Milton Henrique, de forma a conscientizar os estudantes dos prejuízos causados por esses desastres para o meio ambiente e para a humanidade, através de vídeos, debate e imagens.

A visita coletiva a sala de Ciências, onde os alunos do 8º Ano “A” e 7º Ano “A” desenvolveram junto a professora de ciências Danúbia Martins, trazendo através de maquetes, cartazes e experimentos, tecnologias referentes a Biocombustíveis e a grande capacidade do nosso país nessa área, por nossa diversidade climática e biodiversidade. A clonagem e micro propagação de plantas in vitro como forma de preservação e ampliação das nossas riquezas biológicas, bem como seus benefícios para a o meio ambiente e economia, como também as energias renováveis como conhecimento aplicável e não mais ilustrativos, e suas necessidade para a sustentabilidade do planeta.

Nesse dia também contamos com o expositor confeccionado pelo Espaço Ciências de Pernambuco, apresentado pela equipe da Escola Ambiental: Andréa Félix, Julieta Beserra, Miguel Bessa e Maria Andrade, realizado de forma interativa o tema da SNCT-2019.


No dia 25 tivemos a exposição dos alunos do 6º Ano “B” junto a professora Wilderglicy Tavares com o tema Aquecimento global e o impacto dele na última década para o planeta e para a humanidade.

E finalizamos nossa semana com dança e paródia dos alunos do 7º Ano “A” da professora Cristiane Lopes, trazendo de forma interativa e divertida o tema da Sustentabilidade. Ampliamos em 2019 o público atingido pelo projeto, inovamos a maneira como foi vivenciado, envolvendo os estudantes em todas as etapas realizadas.

A educação só se faz concreta quando o conhecimento não só é adquirido, mas quando é compartilhado, quando nós como indivíduos aprendemos que a coletividade é a maior arma que temos para poder fazer valer realmente uma Sustentabilidade não só com o meio ambiente, mas para nossa própria sobrevivência, como espécie e sociedade. Durante o Projeto podemos vivenciar a próxima geração trilhando o caminho certo, e podemos ter mais esperança nesse futuro tão incerto. 







Texto: Danúbia Martins
Imagens: Escola Ambiental 
Prefeitura Municipal de Lajedo



PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...