quinta-feira, 5 de março de 2015

Novas Técnicas em relação aos resíduos



A INOVAÇÃO NO LIXO

Conheça novas técnicas que podem melhorar a vida nas cidades em relação ao resíduos

Há alguns anos o Brasil estuda novas tecnologias para o descarte como forma de melhorar a sustentabilidade e também gerar um maior custo-benefício. Além de prejudicar o meio ambiente, a poluição causada pelo lixo também afeta nossa economia. A última pesquisa nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2012, mostrou que o país gasta R$ 8 bilhões por ano para cuidar do impacto ambiental dos lixões a céu aberto.

Entre as inovações pensadas para a reciclagem estão a melhora na seleção dos produtos gerados pela trituração e até mudanças na logística, o que faz muita diferença.

Incineração do lodo
Um novo método apresentado durante a Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente (FIEMA) consistia em incinerar o lodo de esgoto, o que geraria eletricidade e vapor, que poderiam ser usados na operação. Uma planta dessa operação está funcionando em Hamburgo, na Alemanha, cidade-modelo em relação ao reaproveitamento dos resíduos. Ainda é pouco usado por aqui, ainda que muitas cidades brasileiras tenham avançado no tratamento do esgoto caseiro.

Asfalto feito com óleo de cozinha
Um projeto da Universidade do Estado de Washington, nos EUA, criou o conceito de bioasfalto que é feito com óleo de cozinha usado. O asfalto tradicional utiliza o material conhecido como “piche” para unir a brita e areia como se fosse uma cola. A técnica inventada pelo pesquisador Haifang Wen ainda precisa ser aperfeiçoada, mas esse asfalto sustentável já passou nos testes mecânicos e de temperatura.

Bactérias faxineiras
O lixo eletrônico é um dos principais vilões do meio ambiente brasileiro. Como não possuímos indústria de reutilização de componentes, todos os anos toneladas de produtos são jogados em lixões. As placas de curcuito de computadores e dispositivos móveis possuem metais pesados como ouro, prata, paládio e cobre, que contaminam o solo. Uma reportagem da Agência USP mostrou uma descoberta que ajuda na extração do cobre. A bactéria A. ferrooxidans-LR é capaz de realizar um processo conhecido como “biolixiviação”, com eficiência de 98%. Após o tratamento, o processo deixa o ouro mais concentrado, ajudando na etapa conhecida como “cianetação”. A técnica foi patenteada, mas ainda está em testes.

Esponjas corretas
A 3M do Brasil, em parceria com a Terra Cycle, desenvolveu um projeto inovador de reciclagem de esponjas de lavar louça da marca, as Scotch Brite. E empresa irá pagar por cada esponja reciclada e o valor será destinado para ONGs. http://bit.ly/1p1IDaP

Nova vida para o chorume
O lixiviado, mais conhecido como chorume, é um líquido altamente tóxico formado pela decomposição da matéria orgânica depositada em terrenos. Com a nova Lei de Resíduos Sólidos, sua remoção foi determinada por lei. Um projeto da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com 12 universidades, desenvolveu um sistema para ajudar as prefeituras de todo o País. A inovação é usar bactérias para degradar a maior parte da matéria orgânica presente no chorume. Mas só o processo biológico não dá conta, e por isso ainda é necessário o método físico-químico para a retirada de metais pesados e amônia. Esse tratamento “misto” também precisa ser realizado próximo aos aterros, evitando os deslocamentos de chorume.

Chorume da Caximba
O aterro sanitário da Caximba, no Paraná, tem um projeto piloto desde 2009 que utiliza plantas como método complementar ao tratamento tradicional do chorume. São três cavas, chamadas de “banhados naturais”, por onde passa o chorume antes de chegar ao tanque de equalização. Com a ajuda da vegetação da região é gerado uma biomassa por causa do chorume. Segundo o Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o ecossistema local ganhou vitalidade depois da técnica. - 

Fonte: http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2014/08/22/especial-nova-rota-lixo/#sthash.L3dupDNy.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...