sábado, 17 de setembro de 2016

2º dia - XIII - SEMANA DO BIÓLOGO DA UPE

No dia 13 de setembro de 2016, durante a XIII Semana do Biólogo realizada pelo Centro Acadêmico Ciências Biológicas - CaBio de Garanhuns, a Escola Ambiental esteve presente nas palestras:

  • Aves de rapina em uma área de Caatinga em Caetés, ministrada com o Prof. e Gestor Ambiental Leandro Rocha


As 'aves de rapina’ ou ‘rapinantes’ são aves carnívoras que compartilham determinadas adaptações para a caça ativa, como o bico curvo e afiado, garras fortes, voo poderoso, além de uma excelente visão e audição. Com esses atributos, as aves de rapina são ágeis e eficientes na captura de suas presas. A palavra “rapina” tem sua origem no latim que significa “raptar” (aquela que pega e leva consigo), referindo-se simplesmente à forma de obtenção do alimento de algumas espécies.

São encontradas em praticamente todos os continentes e nos mais variados hábitats, desde as matas tropicais, savanas até nas montanhas mais elevadas. A variedade de formas e hábitos é impressionante, havendo representantes com pouco mais de 50 g até espécies imponentes com mais de 9 kg.

Apesar das várias características compartilhadas, as aves de rapina não formam um grupo monofilético, pois agrupa aves pertencentes a linhagens evolutivas distintas. O grupo é formado pelas ordens Accipitriformes (águias e gaviões), Falconiformes (falcões e caracarás), Cathartiformes (urubus e condores) e Strigiformes (corujas).

Os urubus, apesar de não possuirem todas as características de uma ave de rapina e de não serem classificados como tal por alguns autores, é considerado pela maioria das autoridades uma ave de rapina diurna.

  • Biotecnologia da herpetofauna da Caatinga e Mata Atlântica, com a Profª. da UPE Drª. Marina Araújo.




A herpetofauna brasileira apresenta uma das maiores riquezas do mundo, com aproximadamente 750 espécies de anfíbios e 650 espécies de répteis. Abriga ainda várias espécies endêmicas, muitas da quais ameaçadas de extinção.

O avanço do desenvolvimento humano e consequentemente a exploração dos recursos naturais, vem ocasionando grandes mudanças no ambiente. Uma das estratégias para se estimar os danos das atividades humanas à flora e a fauna é fazer a avaliação periódica do estado de conservação dessas espécies.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...