sábado, 23 de junho de 2018

COMO FAZER UM SÃO JOÃO SUSTENTÁVEL?


                      

Um dos meses mais aguardados do ano é o mês de junho devido as tradições, culturais, religiosas, culinária e festividades que acompanham o mês. O São João é uma data/festa que é guardada com muito carinho por muitas pessoas, não somente do nordeste brasileiro, mas sim de quase todo o mundo. Cada região, país, possui uma forma cultural diferente de comemorar o São João e uma das tradições mais comuns que predominam, também aqui no Brasil, é a famosa fogueira.

    O símbolo do São João, a belíssima fogueira, normalmente é construída com lenha derivada da derrubada de árvores. Chega até ser uma espécie de status social, quanto maior a fogueira, melhor. Sendo assim, essa tradição pode gerar grandes danos à natureza. Segundo o IBAMA, é crime o corte de árvores ameaçadas, ou sem a devida autorização, com multas que vão de 5Mil a 50 Mil reais e detenção de 1 a 2 anos.

        No município de Lajedo-PE possui em média 50 mil habitantes, imaginem se cada família, ou cada habitante cortassem uma árvore e sendo que Lajedo não é um município contemplado com grandes reservas florestais, possui poucas na zona rural devido à agricultura e na zona urbana haverá com mais frequência em áreas de patrimônio público.

         Poucas pessoas sabem, mas existem alternativas para um São João mais sustentável e que não agrida o meio ambiente. Já percebeu que muitas vezes cada família acende sua fogueira e ficam apenas reunidas na frente de suas casas? Seria muito melhor para a natureza se os moradores de uma rua, ou talvez até do bairro se reunissem e fizessem suas comemorações sem atender a essa tradição de mais de 2.000 anos, sendo melhor para uma relação, interação social e para o meio ambiente. 

Mas e a lenha? Durante o ano, existem árvores que crescem bastante, como o cajueiro, algarobeira e etc. sendo necessário à poda de alguns galhos, onde os mesmos podem ser armazenados e utilizados na fogueira junto com algum móvel velho que seria descartado. A poda de árvores contribui para o crescimento da mesma, então devemos praticar a sustentabilidade.

        Apesar de todos os métodos ambientais que são trabalhados no mundo, nenhum pode substituir o papel das árvores no nosso planeta. Então plante e proteja a natureza, pois a mesma já cuida de você e continuará amanhã! 
                                                                                                              Texto: Miguel Bessa
Referências

PONTUAL, Elayne. Fogueiras juninas: tradição que gera impactos ambientais. Disponível em: http://www.ima.al.gov.br/fogueiras-juninas-tradicao-que-gera-impactos-ambientais/   Acessado em 20 de junho de 2018.

 ROSA, Mayra. Dicas para fazer uma festa junina sustentável. Disponível em: http://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/dicas-para-fazer-uma-festa-junina-sustentavel/  Acessado em 20 de junho de 2018


 


    PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESCOLA AMBIENTAL DE LAJEDO 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...