segunda-feira, 20 de maio de 2013

CIVISMO E CIDADANIA

    O termo civismo refere-se a atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os cidadãos na defesa de certos valores e práticas assumidas como os deveres fundamentais para a vida coletiva, visando a preservar a sua harmonia e melhorar o bem-estar de todos. Mais especificamente, o civismo consiste no respeito aos valores, às instituições e às práticas especificamente políticas de um país. Dessa forma, o civismo é uma questão de cultura política e de filosofia política.  Fonte: (wikipidia)


   

    Civismo e Cidadania são termos correlatos que designam o estágio de conhecimento do indivíduo na sociedade em que está inserido. A obtenção disso depende sempre de uma boa educação. Feliz é o povo que vê na educação dos seus semelhantes um instrumento eficaz para a formação de uma sociedade reconhecida no mundo pela sua capacidade de compreender as causas nobres. O ensino de boa qualidade promove o indivíduo e conseqüentemente enriquece sua Pátria.
    Quanto à Cidadania o Ensino torna-se potente quando acompanhado pelos bons exemplos dos que educam. O saber é a maior arma que a pessoa carrega durante sua existência; uma aquisição valiosa que jamais pode ser subtraída por alguém.
    Neste 19 de maio participar das comemorações valorizando nossas origens, nosso hino, nossa bandeira, nosso povo, é além de um ato cívico um exercício pleno da nossa cidadania. LAJEDO EPOPEIA DE AMOR.












     Feliz é aquele que sabe usufruir e praticar os bens adquiridos – o Civismo e a Cidadania – sendo que a consciência da força destes certamente promove a paz, esta que é o verdadeiro resultado de fatores nobres ligados ao saber.



Fotos: Rivelino Silva
Texto: Andréa Félix (ESCOLA AMBIENTAL)


Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...