sexta-feira, 10 de maio de 2013

COMEMORAÇÕES - DIA DAS MÃES

BREVE HISTÓRICO
  

    No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas).
    Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os  gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem  homenagens à deusa. Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele,  mãe dos deuses.
    Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada  em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus no mês Mariano (MAIO).
    Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”.  Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.
    
 
 
 Na Semana em comemoração ao dia das Mães a Escola Ambiental realizou uma socialização festiva entre os funcionários do Aterro Sanitário, convidados, e os que fazem a Escola Ambiental. em meio as festividades unimos as congratulações aos aniversariantes (Andréa Félix) gestora,  e do amigo (Manoel Félix) Monitor do Aterro Sanitário  Confraternização e união são os pilares para uma convivência harmoniosa e reflexo para uma boa educação.
 




   Parabéns a todas as Mães!

São os votos da equipe da Escola Ambiental de Lajedo!


Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...