sábado, 14 de junho de 2014

Escola Ambiental pronta para os FESTEJOS JUNINOS e para torcer para o BRASIL NA COPA DO MUNDO








As festividades junina são marcadas pela Festa de Santo Antônio, Festa de São João e a Festa de São Pedro

SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio de Lisboa, ou Santo Antônio de Pádua nasceu em Lisboa no dia 15 de agosto, mas o ano ninguém sabe ao certo. Terá sido entre 1191 e 1195. O Dia de Santo Antônio é comemorado no dia 13 DE JUNHO por ser a data de sua morte. Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, no dia 13 de junho do ano de 1231.

Santo Antônio foi inicialmente um frade agostiniano, tendo mais tarde entrado na ordem Franciscana (1220).

Foi muito conhecido pela sua vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família afluente. O seu trabalho com os pobres foi essencial para que fosse rapidamente reconhecido como santo após sua morte.

No Brasil, onde o santo tem muitos devotos, é também frequentemente reverenciado como SANTO ANTÔNIO, O CASAMENTEIRO.


SÃO JOÃO

O São João é comemorado no dia 24 de Junho. São João é conhecido como o "Santo festeiro”, as comemorações são marcadas por danças e pratos típicos.

O Dia de São João é comemorado em 24 de Junho, pois é a data tradicionalmente atribuída ao seu nascimento. São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão.

Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, danças típicas, como a quadrilha e os fogos.





SÃO PEDRO

O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.

Segundo a bíblia sagrada, antes de ser batizado, Pedro se chamava Simão e trabalhava como pescador.

Após o batismo seu nome foi trocado, escolhido por Jesus, como Kepha, de origem aramaica, que significa pedra, rocha. Traduzindo-o para o grego ou para o latim, temos petrus, o mesmo que Pedro.

Simão tinha o sonho de seguir os ensinamentos de Jesus, tornando-se um de seus apóstolos mais importantes. Ao fazer a escolha, Jesus disse: "És Pedro! E sobre esta rocha construirei minha Igreja".

Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder e, quando chove muito, dizemos que está lavando o céu. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar autorização de São Pedro.

Copa do Mundo









A história da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DA FIFA  se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. 

Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.

A taça de ouro original levou o nome de Jules Rimet.

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo e com o total de 5 títulos conquistados. A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada.

ESCOLA AMBIENTAL
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE
Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-joao/
http://www.calendarr.com/brasil/dia-de-santo-antonio/
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-de-sao-pedro.htm
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historiadacopa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...