sábado, 23 de agosto de 2014

FOLCLORE: ARTE NO BARRO






Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares, é formado pelos costumes que são passados de geração em geração: como lendas, mitos, artesanato, provérbios e danças.

O folclore simboliza a cultura popular e caracteriza a identidade de um povo, de uma nação. O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil.

Arte no Barro

A arte no barro é uma atividade milenar existente há mais de 3.000 anos antes de Cristo. No Brasil é uma prática muito representativa para a cultura popular.

É uma herança deixada pelos índios, entre os objetos havia utensílios domésticos e brinquedos, eram pintados com tintas fortes e coloridas inspiradas na natureza.

Os artesãos do barro são artistas anônimos espalhados pelo Brasil. No Nordeste, em particular Pernambuco, é grande a prática do artesanato no barro.

Caruaru

Em Caruaru, a prática do artesanato de barro teve origem no Alto do Moura, onde viveu Mestre Vitalino, o mais conhecido oleiro do Nordeste. Suas esculturas fizeram e ainda fazem sucesso no Brasil e no Exterior.

Vitalino Pereira dos Santos, filho de lavradores, ficou conhecido pelos seus bonecos de barro retratando o povo nordestino.



Garanhuns

O artesanato no barro em Garanhuns tem como seu principal representante Veríssimo, o mestre do barro. Natural de Garanhuns, José Veríssimo admirado por ser uma espécie de cronista social, que expõe suas análises com sutilezas e profundidade.

Escultura do Cristo do Magano representa a crucificação de Cristo, construída por Renato Pantaleão no ano de 1954.


Petrolina

O principal símbolo do artesanato de Petrolina são as Carrancas. Ana Leopoldina Santos, Ana das Carrancas, artista conhecida pelas carrancas de barro, com olhos vazados, uma referência ao marido cego. O Centro de Arte Ana das Carrancas conta sua trajetória.


Tracunhaém

Tracunhaém, que significa em tupi-guarani “panela de formiga” ou “formigueiro”, situa-se na Zona da Mata, Norte de Pernambuco, e é um dos maiores centros de produção de cerâmica do Brasil. Hoje, o artesanato em barro é uma importante fonte de renda para muitos moradores do município.


Além da cerâmica utilitária, Tracunhaém se destaca pela arte figurativa e decorativa do barro, criando santos, anjos, bichos – como o famoso leão com cachos – e figuras humanas, inspirados nas imagens do cotidiano, da cultura popular e, sobretudo, da fé religiosa.



Texto e imagens: Equipe Escola Ambiental

Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura Municipal de Lajedo - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...