segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ESCOLA AMBIENTAL É CONTEMPLADA PELO MMA COM CHANCELA SALA VERDE







Projeto Sala Verde ganhará novos conteúdos para melhorar resultados

 
Lajedo através da ESCOLA AMBIENTAL (Centro de Educação Ambiental) está inserido no Projeto "Sala Verde" do Ministério do Meio Ambiente, fazendo parte de um grupo de 07 entidades que participam desse projeto em Pernambuco.

O projeto Sala Verde terá, este ano, uma consultoria técnica que permitirá a elaboração de novos conteúdos e de uma proposta pedagógica. A meta é desenvolvê-los de forma participativa com os coordenadores dos espaços, com o objetivo de preparar um curso a distância para o ano que vem. O curso contribuirá para a formação em educação ambiental dos gestores e ajudará em suas atuações locais.

O Sala Verde vem criando espaços que oferecem publicações e materiais e atuam como centros de informação, mobilização e formação ambiental. Atualmente, existem 358 unidades espalhadas pelo país. Somente no ano passado foram cadastrados 116 novos ambientes. Os espaços contribuem para democratizar o acesso à informação, além de ser um ambiente de encontro, reflexão e construção da ação socioambiental.

Coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a iniciativa consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de Informação e Formação Ambiental. As últimas Salas Verdes foram cadastradas após o lançamento do edital de 2013. As novas receberam, em junho, o certificado e um kit com publicações, DVDs e livros do MMA e das unidades vinculadas, que também é enviado a todas as Salas Verdes do país.

NA PRÁTICA

Cada Sala Verde é única. Não há um padrão pré-definido ou um formato modelo para as unidades. A instituição deve configurá-la considerando a identidade institucional e o público com que trabalha. 

PELO PAÍS

As instituições participantes do projeto estão distribuídas em quase todos estados e no Distrito Federal. Estão localizadas, em sua maioria, em prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente, secretarias de educação, institutos federais e universidades, mas também em conselhos gestores de Unidades de Conservação (UCs) e organizações não governamentais.

A região Sudeste possui o maior número de Salas Verdes no país, com o total de 128. Na região Sul são 87 Salas cadastradas e no Nordeste são 84 unidades. A região Centro-Oeste possui 35 Salas Verdes e a Região Norte 24 espaços. Em maio deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, com apoio do MMA, realizou um encontro estadual de suas 42 Salas Verdes.

 
Saiba mais sobre as Salas Verdes aqui.
 


 Fonte:http://www.mma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...