segunda-feira, 28 de setembro de 2015

21 de setembro - Dia da Árvore



Pau-brasil (Caesalpinia echinata)



O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro, em função da proximidade da primavera, é nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e surgem lindas flores. Esse data tem como objetivo principal a conscientização do respeito e preservação desse bem tão valioso. 

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar, graças à evapotranspiração; evitam erosões; produzem oxigênio no processo de fotossíntese; reduzem a temperatura; fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais; entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas e, além disso, as árvores deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas.

As árvores também possuem outras aplicações econômicas: a madeira por elas produzida serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas; a celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel e algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica, por possuírem importantes compostos.

O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

Objetivos da data

- Conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida; 
- Criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades;
- Desenvolver projetos de plantio de mudas de árvore, visando aumentar a arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.




Texto: 
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_da_arvore.htm
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm
Fotos: Equipe Escola Ambiental 

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...