segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Aula – Alfabetização cartográfica: "mapeando o eu"

Na tarde do dia 15 de setembro de 2015, alunos do município de Calçado, da Escola Dom Pedro II e Escola Pedro Cezário, visitaram a Escola Ambiental de Lajedo para uma aula de alfabetização cartográfica (mapeando o eu). A aula teve como fio condutor a representação do espaço partindo do mapeamento do corpo do aluno, por isso a denominação “Mapeando o eu”.


Foto: Julio César Félix, 2015.

Nesta feitura, buscou-se trabalhar com a noção de lateralidade por meio de uma dinâmica com alunos e professores. Ulteriormente, se trabalhou com proporcionalidade, partindo do contorno do corpo do aluno sobre uma folha de papel madeira e da sucessiva representação das partes do corpo (boca, orelhas, etc.) e de acessórios (óculos, camisa, calça, etc.). Feito isso, os alunos atribuíram o nome deles no cabeçalho do desenho, o qual representa o título do mapa, e em seguida passaram a colorir o desenho e desenvolver uma legenda em consonância com as cores atribuídas a cada elemento do desenho. 
 Foto: Julio César Félix, 2015.

 Foto: Julio César Félix, 2015.


Foto: Julio César Félix, 2015.

Foto: Julio César Félix, 2015.

Nesta aula, é importante ressalvar o empenho dos professores de Calçado auxiliando com muita atenção os seus alunos, bem como a dedicação e alegria dos alunos na realização em cada momento da aula. Por fim, destaco a fala sorridente de um aluno que representa fielmente esse momento de ensino/aprendizagem: “Professor, pense numa aula de boa!”.  

Texto: Julio César Félix

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...