segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Projeto: SE LIXANDO PARA O LIXO - Instituto Presbiteriano

O Instituto Presbiteriano realiza todos os anos o projeto sobre o meio ambiente, que tem como objetivo proporcionar o conhecimento e a conscientização dos estudantes a cerca dos temas que envolvem o meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável. 
A partir de 2013 decidiu levar esse projeto para fora da escola, influenciando, assim a comunidade de Lajedo.
Em 2013 abordou o tema: Recicle Hoje, Colha Amanhã. Na ocasião foram confeccionados brinquedos, artigos de decoração, jogos, entre outros objetos com material reciclável. As produções foram expostas na Praça Santo Antônio, com a participação de todos os estudantes apresentando aquilo que tinham produzido.
Em 2014 o tema abordado foi: Abraço Verde. O projeto trabalhou o incentivo à arborização na cidade como forma de preservação do meio ambiente. Durante o período do projeto algumas praças forma contempladas com mudas de plantas, inclusive a Praça Joaquim Nabuco, com a presença de todos os alunos, seu pais e autoridades do município. Foi feita uma exposição de trabalhos confeccionados pelos estudantes e professoras do IP na Praça de Eventos, com apresentações musicais e coreografia.
Em 2015, o tema foi “ATUAÇÃO muda o mundo”. E teve como objetivo compreender e avaliar as questões relativas ao lixo num contexto global e na sua cidade, sob o ponto de vista ético para exercer a cidadania com responsabilidade, integridade e respeito, articulando, integrando e sistematizando o conhecimento científico no enfrentamento de situações problema, propondo alternativas de soluções para reduzir a produção de lixo e de reaproveita-lo, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Foi promovido o intercâmbio entre o IP e comunidades escolares da cidade, apresentando de forma criativa e dinâmica a problemática do lixo em nossa cidade.
Também serão oferecidas oficinas de reciclagem para mães de estudantes de comunidades visitadas, utilizando o lixo como matéria-prima na produção do artesanato alternativo. Ensinar que o lixo descartável pode servir de fonte de renda para famílias carentes, desenvolvendo assim a sua dignidade de pessoa humana capaz de transformar a realidade que a cerca.
A ESCOLA AMBIENTAL parceira desde 2013 recebeu 1/2 tonelada (500 Kg) em livros,revistas e jornais usados, para serem empregados em reciclagem e doações a pessoas carentes e ao IMIP, para converter em medicação para crianças em tratamento.


Texto: Equipe Escola Ambiental
Imagens: Equipe Instituto Presbiteriano

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...