terça-feira, 1 de setembro de 2015

O CAPS na Escola Ambiental

 
A Escola Ambiental de Lajedo e o Aterro Sanitário receberam nesta manhã de terça-feira (01) de setembro de 2015 alguns usuários do CAPS. Cada vez mais as políticas de saúde pública vêm se ampliando e ganhando destaque na sociedade. Dessa forma, debates e ações envolvendo educação ambiental e saúde.
A intenção do passeio educativo, é inserir o fluxo de educação e cultura no trabalho realizado no Centro de Atenção Psicossocial.




A Educação Ambiental é como o conjunto de processos permanentes e continuados de formação individual e coletiva para a sensibilização, reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos que fortaleçam a relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra. 
Nesse contexto, entendendo uma integração entre educação ambiental e educação para saúde, uma vez que, as questões socioambientais estão diretamente relacionadas à possibilidade de construção de uma vida com qualidade, as ações desenvolvidas na ESCOLA AMBIENTAL, promovem uma compreensão integrada do ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos, colaborando para que a escola, como locus privilegiado, contribua efetivamente na formação e no desenvolvimento da consciência crítica do cidadão, estimulando a participação, o protagonismo juvenil, a educação entre pares, o controle social, a cultura de paz e sustentabilidade socioambiental, utilizando entre outras estratégias, a mobilização social, a comunicação educativa/informativa (Educomunicação).

 

O CAPS muitas vezes, ultrapassa a própria estrutura física, em busca das redes de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.


Além de, dinamizar o dia a dia de tratamento com enfermeiros, psicólogas, psiquiatra e assistente social, os usuários aprendem e conhecem mais sobre o município, sob o viés do meio ambiente e da sustentabilidade representados pelo Aterro e pela Escola Ambiental.


Texto: Assessoria de Comunicação Municipal e Escola Ambiental
Imagens: CAPS


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJEDO - PE


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

LAJEDO MAIS VERDE: Plantio e Distribuição de mais de 1300 mudas neste ano!

Neste ultimo domingo dia 27/11/2022, a Escola Ambiental realizou a doação de mudas ao lado da igreja do socorro durante a procissão. Este an...